Coluna-Ponto-de-Vista-1

Há 2 anos, o esporte amador perdia seu grande incentivador


Jorge Gomes e Gouveia no último campeonato organizado por ele, em 2008
Há 2 anos, um acidente tirava a vida daquele que era o maior incentivador do esporte amador em nossa cidade.
Jorge Moacir Barreto Gomes, o Jorge Gomes ou o homem do tempo como alguns conheciam, era um apaixonado pelo esporte amador. Correndo de um lado para o outro. Sem dinheiro. Sem bola. E com muito pouco incentivo do Poder Público, assim lutou durante 20 anos a frente do futebol sete em nossa cidade.Apesar de todas as dificuldades, o Campeonato da Fundação Fepagro– considerado um dos maiores no Estado – nunca deixou de acontecer, mesmo que o idealizador tivesse que colocar dinheiro do próprio bolso para ver o seu grande sonho se tornar realidade.
Taxado de louco por alguns amigos por insistir nisso, Gomes fazia dos "atletas de fim de semana", verdadeiros Ronaldinhos, Zidanes, dentre outros.
Mesmo muitas vezes não recebendo todo o dinheiro das inscrições das equipes, Gomes botava do seu bolso e "tocava o baile".
Um exemplo a ser seguido de amor por aquilo que fez.
Se a atitude orgulhava, o prenúncio foi fatal. "O dia que o Jorge morrer, morre o futebol sete em nossa cidade", diziam. E não deu outra.
Jorge deixa saudade aos amantes do esporte
Na quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009, partia para o "andar de cima", o servidor Jorge Moacir Barreto Gomes, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em um acidente na BR-290.
Jorge tinha 51 anos e trabalhava na Fepagro desde 1976.
Naquele data foi-se o homem que fazia a previsão do tempo pelas manhãs nas rádios locais, mas sobretudo, ia o Jorge "amante do esporte" que fazia "vistas grossas" para quando equipes não pagavam toda a taxa de inscrição e que ia em seu carro buscar a imprensa para cobrir a competição.
Obrigado, amigo Jorge! Esta hora já deve estar preparando o "time do céu" para jogar no final de semana.

4 comentários:

  1. Augusto Solano Lopes Costa25 de fevereiro de 2011 às 20:41

    Parabéns ao Anderson por esta lembrança do grande incentivador do futebol amador de São Gabriel, que está orfão desde então. Onde estiver deve estar preparando algum torneio.

    ResponderExcluir
  2. EU FUI AMIGO PARTICULAR DESTE GRANDE HOMEM, JOGAVAMOS BOLA TODA QUARTA E DOMINGO NA FEPAGRO, SOU TESTEMUNHA DE TUDO QUE FOI DITO NESTA MATÉRIA, JORGE MOACIR BARRETO GOMES, O NEGÃO COMO ERA CONHECIDO PELOS AMIGOS DE PELADA, FOI SEM DUVIDA NENHUMA O MAIOR INCENTIVADOR DO FUTEBOL SETE NO MUNICIPIO, EXEMPLO DISTO QUE O CAMPEONATO ORGANIZADO POR ELE ESTAVA NA 22ª EDIÇÃO, APESAR DAS CRITICAS DE TODO LADO ATÉ DE NÓS AMIGOS PESSOAIS DO NEGÃO, ESSE NUNCA DESISTIU, ABRIA MÃO DO SEU HORARIO DE LAZER COM SUA ESPOSA E FILHOS AOS FINAIS DE SEMANA PARA ESTAR ROÇANDO A GRAMA DOS CAMOS E LOGO APÓS PINTANDO AS MARCAÇÕES DOS CAMPOS, E SEMPRE COM RECURSOS NA MAIORIA DAS VEZES PESSOAIS, ISTO É TIRAVA DE SEU BOLSO, DA SUA FAMILIA PARA TOCAR UM DOS MAIORES CAMPEONATOS DO INTERIOR DO ESTADO. EU TIVE O GRANDE PREVILÉGIO DE SER AMIGO DESTE GRANDE DESPORTISTA, TMB TIVE OPORTUNIUDADE DE PARTICIPAR POR VARIAS EDIÇÕES DO CAMPEONATO E CONVIVI DIARIAMENTE COM O JORGE PARA SABER DAS DIFICULDADES, HJ OS CAMPOS DA FEPAGRO ESTÃO ABANDONADOS, ATIRADO PARA SERVIR DE PASTAGEM PARA VACAS E CAVALOS. INFELISMENTE NO DIA 25 DE FEVEREIRO DE 2009 NUM ACIDENTE FATAL NA BR 290 NÕA MORREU APENAS JORGE MOACIR BARRETO GOMES, MORREU O AMOR A DEDICAÇÃO PELO FUTEBOL AMADOR EM SÃO GABRIEL. HJ RESTA SAUDADES QUANDO PASSO POR LÁ NA FRENTE DO AEROPORTO NOS CAMPOS DA FEPAGRO MEUS OLHOS FICAM MAREJADOS, POIS VIVI NAQUELES CAMPOS MUITAS ALEGRIAS NOS FINAIS DE SEMANA AO LADO DESTE GRANDE DESPORTISTA. HJ COM CERTEZA O CÉU ESTA EM FESTA POIS FAZ DOIS ANOS QUE ESTE GRANDE PAI, IRMÃO E AMIGO ESTA JOGANDO BOLA NO TIME DE DEUS...SAUDADES MEU AMIGO

    ResponderExcluir
  3. Com certeza o futebol perdeu um apaixonado uma pessoa que amava o esporte, porém não foi só o futebol amador que perdeu seu maior incentivador, perdemos acima de tudo uma pessoa com um grande coração, um grande amigo, conhecia cada um dos amigos de longe, naquele campo sempre jogava mais um, nunca deixava ninguém de fora, dentro de campo era como uma criança, particularmente naquele triste dia perdi mais que um amigo, perdi um irmão, perdi um familiar muito chegado, sinceramente para mim até o futebol perdeu a graça, ver aquele campo sem o Negão, sem seus gritos "PEGA, PEGA" jogando com a gurizada, é uma dor muita grande, como gostaria de voltar no tempo e jogar um jogo daqueles novamente e no final agradecer a ele por cada minuto dedicado ao esporte e principalmente a sua alegria, sua amizade seu companheirismo dedicado a cada de seus amigos.
    Muita Saudade Negão!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais dos comentários sobre o Jorge, ele era meu tio, casado com uma írmã da minha mãe. Para nós ele era uma pessoa muito especial.Sem dúvida sentimos muitas saudades dele, e com certeza já deve ter formado um time no ceú, e esse time deve ter só CRAQUES.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.