Coluna-Ponto-de-Vista-1

Produtores apresentam reivindicações ao governo Tarso Genro

Na quarta-feira da semana passada, uma comitiva de produtores rurais e lideranças da região, liderada pelo vice-presidente da Farsul Tarso Teixeira e pelo prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, reuniu-se com o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, no Palácio Piratini em Porto Alegre. Na ocasião, os presentes apresentaram uma série de reivindicações, dentre as quais a agilização do pagamento das indenizações aos produtores atingidos pela barragem do Jaguari.
A barragem do Jaguari, juntamente com a do Taquarembó, foi iniciada pela ex-governadora Yeda Crusius como uma das ações de maior visibilidade do então Programa Estruturante de Irrigação, do Governo Estadual, submetido à extinta Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água. A obra possui também recursos do Governo Federal, e chegou a ser alvo de polêmica junto ao Ministério Público por conta de discordâncias com o Estudo de Impacto Ambiental. No ano passado, os produtores discutiram com o governo o valor das indenizações, considerado muito aquém do valor de mercado, e até agora não honrado com a maioria dos produtores.
O secretário Afonso Motta relatou que irá encaminhar o assunto com o governador Tarso Genro, e já agendou uma nova reunião com a presença do secretário estadual de Obras Públicas e Saneamento, Luís Carlos Busato, para deliberar sobre os aspectos da barragem e da continuidade das obras, suspensas desde o início do novo governo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.