Coluna Anderson Almeida
Considerações do Carnaval
Começou bem o Carnaval, principalmente pelo cumprimento do horário. Outras pessoas, acharam pouco público, o que diga-se de passagem não pude constatar, pois cheguei quase ao término do desfile.
Um destaque negativo foi a postura de algumas pessoas que entraram a convite, a trabalho, ou mesmo de "nariz de folha" na concentração de blocos e escolas e puseram-se a fazer críticas a organização e a bebida. Por favor, né! Pagaram quanto?
Além disso, um grande número de lideranças políticas esteve nas concentrações de blocos, dentre elas, o Provedor Roque Montagner, do PSDB.
Falando em política, diversos amigos foram me abraçar e dizer que fiz uma grande escolha em minha vida pública e questionavam se serei candidato em 2012.
E mesmo, diante da minha negativa, diziam: "Bah, eu te apoiava se tu fosse", disse o amigo Cristiano Lucas, um dos tantos incentivadores. Graças a Deus,um carinho expontâneo, sem interesse e verdadeiro. Aliás, a série de incentivadores inclui o Vereador Chiquinho e vice-presidente do PSDB, Mauro Teixeira. Estes falaram no assunto no início da semana. Obrigado pela lembrança.
Conversei também com integrantes da BM que vem fazendo um ótimo trabalho nessas duas noites de festas, visto que teve bloco que realizou-se pré-carnaval. Lamentável, apenas meu carro ter sido riscado, quando o deixou numa rua próximo a Igreja Matriz. Isso faz parte nesse tipo de festa.
Falando em coisas desagradáveis, lamentável a postura de algumas pessoas, que mesmo sendo adversários políticos, querem puxar o saco de algumas lideranças, num clima de falsidade, somente para fazer média com uma série de elogios de cunho duvidosos. Lamentável!
Eu como não sou disso, só faço as coisas se realmente forem da minha vontade.
Falando em coisas da minha vida, gostaria de parabenizar o amigo Giovane Sopa pela excelente cerveja Província. Realmente, cerveja de qualidade!
Muitas pessoas, perguntaram se o blog ia fotografar o evento, além de transmitir pela internet, esta em parceria com o amigo Cláudio Castro. Eu respondo perguntando: o blog não é órgão de imprensa? Para a Prefeitura parece que não, pois sequer fomos chamados a receber credenciais.Conversando com o colega de imprensa Márcio Vaqueiro, este disse que também não foi convidado, sendo que no caso dele a falta de convites já vem de longa data. Nem por telefone, nem por email, por nada, mas que hoje ia tentar ir à Avenida fazer algumas fotos.
Falando em imprensa, o colega Marcelo Ribeiro disse que o convite para a IMPRENSA não foi feito pelo IMPRENSA e sim, pelo Turismo, que talvez tenha esquecido, pois o nome do blog constava em uma lista feita pela Prefeitura. Tudo isso numa noite só, hein. Amanhã tem mais.
Portas
Na última segunda-feira, meu dia de trabalho iniciou com uma ligação, até de certa forma surpreendente.
Kátia Petrarca, ela mesma, conhecida liderança feminina de nossa cidade que comentou a minha última coluna.
"Uma porta se fecha, outras tantas se abrem. Tu tem talento, vai longe ainda", me disse.
Kátia me contou um pouco de sua vida política e os fatores que a levaram a deixar o PDT e buscar novos rumos.
"Os tempos mudam, mas algumas pessoas continuam da mesma forma. Ao invés de somar, dividem e tiram votos do líder deles", destacou ela.
Ouvi tudo atentamente, aliás, ouço todos e tento assimilar coisas positivas.
Por fim, perguntei e as eleições? Ela, meio que desesperançosa me disse: “Acho que não muda nada, o povo é carente, gosta de abraço e beijo. Porém, vou estar vendo tudo de camarote", ressaltou Kátia, que complementou dizendo que seguirá com seus projetos sociais. Apenas isso.
Eles voltaram
Na semana passada, falei que achava difícil a volta dos tucanos para a Prefeitura, pois soube que algumas lideranças, mesmo com seu partido saindo, sequer teriam umas "férias" e permaneceriam no Governo. Mordi a língua, pois soube que algumas lideranças tucanas já estão voltando ao Palácio, dentre elas, o amigo Cláudio Moreira, um grande amigo e uma grande aquisição da Prefeitura.
Porém, se alguém pensa que esta é uma nova aproximação do PSDB com o Governo pode estar enganado. Pode até ocorrer, porém, muita água ainda vai passar embaixo desta ponte, afinal a rejeição de algumas lideranças do atual governo com o PSDB não é segredo de ninguém.
Mudanças na política
A eleição de 2012 poderá ser marcada por novidades. Não tinha esta ideia, porém ao visitar diversos bairros, objetivando juntar pessoas e, principalmente lideranças jovens para integrar a minha chapa na eleição do PSDB, que ocorre no próximo dia 20, vi que muita coisa pode mudar. A julgar pela criação de uma nova chapa no partido, algo que já é inédito, vejo que muita gente vai “cair do cavalo” no próximo pleito. A revolta com algumas lideranças está evidente, principalmente nos bairros mais carentes.
Políticos que achei que estavam tranquilos poderão ter surpresas no próximo pleito. Muita gente nova poderá aparecer com força total e, inclusive com grupo de trabalho já montado. Aguardem!
Reconhecimento
Em política, a gente pode ser surprendido quando menos se espera, porém algumas pessoas adquirem uma amizade que ultrapassa os limites de apenas ser um “companheiro”.
Assim, quero destacar que entre as pessoas que convivi uma delas me orgulha positivamente.
Não é rei de votos, nem tão pouco é um cara popular, porém a abnegação como veste a camiseta e a humildade em ouvir e aceitar situações que a vaidade que alguns adquirem por tempo de política, me fazem ter certeza que um tópico da coluna de hoje teria que ser para ele.
Trata-se do advogado Paulo Antônio Oliveira. Um amigo que não tem hora, nem tempo ruim e que tão pouco tem preguiça quando se trata de lutar por interesses políticos. Coletivos, diga-se de passagem, pois tinha certeza que o Paulo viria de Presidente ou vice na chapa lançada pela oposição do PSDB. E não estando nem em uma, nem em outra, deu provas de sua humildade na luta pelos votos por quem busca a liderança do partido. Assim foi na eleição 2010 e da mesma forma em 2008. Um exemplo de amigo, um exemplo de quem faz política porque gosta.
Segurança
Não é de hoje que falo que a segurança em São Gabriel é um fator preocupante, isso que as autoridades do meio, BM e Polícia estão sempre em ação. Este crescimento da violência em nossa cidade se deve ao fato da cidade ter aumentado sua população. Entretanto, não seria nada ruim se o Governo do Estado desse uma maior atenção ao município.
Falando em segurança, espero que o Carnaval continue marcado por muita paz, muita festa e muita alegria. Nada de violência, pessoal!
Disk-notícia:(55)9 9664.2581