Coluna-Ponto-de-Vista-1

Museu da FEB recebe doação para seu acervo

O Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira (FEB), sediado na antiga estação férrea de São Gabriel e especializado em relíquias históricas de cunho militar, recebeu uma doação para compor o seu rico acervo, um dos mais completos do gênero em todo o Brasil. Trata-se do Bastão de Comando do general Paulo Augusto Menezes da Silva, símbolo do generalato do oficial gabrielense.
A doação foi feita pelo próprio General, durante formatura realizada pelo Comando da Guarnição Federal no Posto Médico Militar, no último dia 27 de maio. O objeto foi entregue solenemente ao diretor do Museu, sargento da reserva Adroaldo Sanhudo, que enalteceu a importância da relíquia. Segundo ele, o bastão é um símbolo de autoridade e comando que vem de tempos muito remotos. O uso do bastão como distinção de autoridade aparece em documentos muito antigos, inclusive na Bíblia. “Era um objeto usado por reis e pelos grandes capitães. Em campanha, as batalhas só iniciavam quando o monarca ou general-em-chefe fazia o sinal com o bastão”, salienta o diretor do museu. No Brasil, o bastão dos generais é feito de madeira de pau-brasil, e é de posse exclusiva dos oficiais da ativa. “Receber esta doação diretamente das mãos do general Paulo Augusto, que é o único general gabrielense oriundo do Serviço de Saúde do Exército, faz com que ela tenha um brilho todo especial”, ressalta.

O doador da peça, general Paulo Augusto, já foi condecorado pelo Vaticano e atuou na chefia do serviço de Saúde do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.