Coluna-Ponto-de-Vista-2

Cerca de 4 mil cavalarianos participam do Desfile Farroupilha


Os Festejos Farroupilhas foram concluídos no final da tarde desta terça-feira (20), após dez dias de muitas atividades, congregando os tradicionalistas em São Gabriel. As comemorações tiveram seu ápice com o Desfile Tradicional e Temático, que este ano teve o tema “Nossas Raízes”. O Prefeito Rossano Gonçalves encerrou as comemorações com a extinção da Chama Crioula, às 18 horas.
Rossano abriu o desfile à cavalo por volta das 14 horas, juntamente com o Secretário de Turismo, Nairo Gonçalves e a patronagem da Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM), liderada por Márcio D’Ávila, saudados pelo público presente. O desfile temático foi aberto pelo CTG Querência Xucra, campeão da 25ª Reculuta Municipal, encerrada no último domingo.
Ao todo, 18 entidades desfilaram à cavalo e usando carros temáticos – Querência Xucra, Caiboaté, Tarumã, Sentinela do Forte, Querência do Pai Quati, Rancho da Amizade, GTC Sepé Tiaraju, Passo do Ivo, Novo Grito, Lenço Branco, Maneco Pereira, Clarim Campeiro, Dácio Assis Brasil, Sentinela do Rio Grande, Três Querências, Flete de Guerra e Os Vaqueanos – no trajeto compreendido entre as Ruas Duque de Caxias, entorno da Praça Dr. Fernando Abbott e General Mallet.
Em torno de 4 mil cavalarianos participaram das comemorações em São Gabriel, que ainda teve a presença, no Palanque Oficial, da 1ª Prenda da 18ª Região Tradicionalista, Raquel Pinheiro Pereira, de Santana do Livramento. As comemorações foram encerradas dentro do horário previsto, com a extinção da Chama Crioula.
Neste ano, o desfile farroupilha prestou uma homenagem especial ao tradicionalista Aderson Maldonado Vargas, por sua trajetória no movimento nativista. “Fiquei profundamente emocionado em ser patrono de uma Semana Farroupilha tão bem organizada, com esta jovem patronagem da CTM, em parceria com o Executivo Municipal, só tenho a agradecer a Deus este privilégio”, assinalou. Também prestigiaram o evento o coordenador da 18ª Região Tradicionalista Júlio Saraiva e a 1ª Prenda Raquel Pinheiro, do CTG Fronteira Aberta, de Sant’Ana do Livramento.
 Após a última entidade desfilar, foi realizada a cerimônia de encerramento da Semana Farroupilha, com o arriamento dos pavilhões e extinção da Chama Crioula, da qual foi retirada uma fagulha, que será preservada pela CTM ao longo de todo o ano. O patrão da CTM, Márcio Ávila, exaltou a participação expressiva da comunidade. “Só temos a agradecer aos tradicionalistas que participaram, que fizeram este grande espetáculo, e a todos os que lutam para preservar a bela tradição do povo gaúcho”.
Em seu pronunciamento, Rossano destacou que a Semana Farroupilha foi o momento de convívio fraternal, ao mesmo tempo em que a tradição e cultura gaúchas mais uma vez foram solidificadas nas comemorações. “Neste momento, concluímos um momento de convivência, harmonia e o respeito à cultura gaúcha. Que estas comemorações fiquem vivas na memória de todos, onde vamos continuar exaltando os ideais defendidos pelos nossos antepassados”, finalizou.
Encerrando as atividades, o Prefeito, juntamente com o patrono da Semana Farroupilha, Aderson Maldonado Vargas, o patrão da CTM, Márcio D’Ávila, o capataz Maurício Pinto, a 1ª Prenda da 18ª RT, Raquel Pinheiro, o patrão da 18ª RT, Júlio Saraiva, extinguiram a Chama Crioula. Agora, as atenções se voltam para a realização da 18ª Estância da Canção Gaúcha, de 13 à 16 de outubro, no Estádio Municipal Sílvio de Faria Corrêa.


Confira mais fotos do desfile:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.