Coluna-Ponto-de-Vista-1

Aquarismo

Shalimar Flores Tonin 

Bióloga e colunista do blog

O kinguio (Carassius auratus), mais popularmente conhecido como Cauda de Véu, Véu de Noiva, Peixe Japonês, Peixe Vermelho, Dourado e Goldfish, pertence a família dos Ciprinídeos, que é a mais numerosa em espécies de peixes de água doce.
Os kinguios são peixes dóceis, calmos, amigos e até indefesos. Interagem mais com o aquarista do que os peixes tropicais em geral. Com algumas semanas de convívio já deverão estar comendo na sua mão e lhe reconhecendo quando você se aproximar do aquário. A alimentação deve ser feita uma vez ao dia, se consumidas em mais ou menos 3 minutos.
Bagunceiro, este peixe tem mania de revirar todo o substrato do aquário e arrancar e comer as plantas naturais, deixando assim a água turva, além de liberarem muita amônia com suas fezes, provocando uma alteração brusca do pH da água. Por isso, a filtragem do aquário deve ser forte, com bastante aeração. A manutenção do aquário deve ser com troca parcial semanal de 10% da água e sifonagem do fundo de 10 em 10 dias. No verão, em dias muito quentes, quando a temperatura da água ultrapassar os 27ºC deve-se aumentar a aeração da água, de modo que os peixes não fiquem boquejando na superfície, e jamais desligue a filtragem do aquário. A temperatura da água deve ser de 20ºC e o pH 7,2.
Como vegetação, as plantas que melhor resistem às peripécias do kinguio são a Vallisneria, a Elodea e a Echinodorus. O kinguios também podem ser mantidos em lagos ou tanques externos. Neste caso coloque plantas flutuantes (aguapés).

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.