INFORMATIVO DA SANTA CASA
DIREITO DE RESPOSTA à Matéria de autoria do Prefeito Rossano Gonçalves
que vem sendo divulgada na imprensa local.
Com relação ao funcionamento do PA 24 HS e possível estudo de intervenção pelo Gestor Público Municipal, a Adm. da Sta Casa responde:
ITEM 01 – Estamos cumprindo rigorosamente o Convênio de Prestação de Serviços e Prestação de Contas dos valores recebidos para o funcionamento do PA 24 Horas e sobreaviso de especialidades médicas da Instituição. Nossa pesquisa de satisfação junto à clientela que se utiliza do PA 24 Hs de 100 pessoas pesquisadas, o porque que as pessoas vem procurando o PA a maioria delas reclamam que nos Postos de Saúde a consulta é agendada para 15 dias, e quando chega o dia do atendimento muitas vezes o médico falta sem dar justificativa, assim as pessoas acabam procurando o PA onde a consulta é agendada para o mesmo dia.
Resultado da Pesquisa: Recepção 93% ótimo a bom – 7% de regular a ruim – Equipe de Enfermagem resultou em 93% ótimo a bom e 5% de regular a ruim – Atendimento médico 62% de ótimo a bom, e 37% com nota de regular a ruim – Conclusão: Conforme pesquisa ficou comprovado que o PA 24 Horas está adequado para o nº de habitantes, é incontestável que o mesmo vem sendo sobrecarregado pela ineficiência do funcionamento da rede de saúde publica.
ITEM 02 – Quanto ao tempo de espera um dos pontos negativos do PA 24 Horas 39% dos entrevistados deram nota de REGULAR A RUIM, esclarecemos que o atendimento de 05 (CINCO) Consultas por HORA, é uma imposição do próprio Pref. Rossano em acordo tácito que o mesmo acordou com os médicos plantonistas, impondo a Adm. da Sta Casa esse modelo de atendimento, se o descontentamento é esse, não é culpa do Provedor, é do próprio Prefeito, que não oferece acesso para consultas na rede pública, até pouco tempo existiam 26 médicos concursados com carga horária de 30 hs por semana que não cumprem horário dado aos baixos valores pagos pelo Município, e atendem com fichas limitadas, e quem sofre as conseqüências é a população.
ITEM 03 – Com referência a possível intervenção, imprimir o mesmo modelo de gestão que vem sendo gerenciado pela Sec. de Saúde do Município seria um desastre trocar o eficiente pelo duvidoso.
ITEM 04 – Estamos abertos para que o Município assuma o Serviço do PA 24 HS, condicionado a contratação de médicos socorristas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistente social, recepcionistas, porteiros, e serviços de higienização, através de concurso público, mais despesas de materiais, medicações e outros, bem como assumir todo o ônus de demandas trabalhistas, responsabilidade essa que vem sendo transferida para a Sta. Casa desacompanhada dos recursos para recolhimento de tributos e encargos.
ITEM 05 – Com referência a auditoria, a Contabilidade da Sta. Casa está aberta e disponível ao Município de SG com a maior tranqüilidade e transparência, o que já foi colocado há mais de 1 ano a disposição dos técnicos contábil do Município de São Gabriel e Santa Margarida do Sul, e a conclusão cabe ao Município de São Gabriel divulgar.
Surpreendemo-nos com a postura do Sr. Prefeito, conforme documento de campanha, se eleito estaria garantindo seu apoio irrestrito à Sta Casa, neste final de governo a realidade é bem diferente, muitas promessas não foram cumpridas.
Finalizando R$ 65.000,00 ( Sessenta e cinco mil reais), repassados pelo Município para o funcionamento do PA 24 Hs, para atender uma população inteira são 190 à 280 atendimentos diários, é preciso muita competência, nosso desafio é para que o Município resolva todos os problemas do PA, se é que existem, gerenciando também a escala de profissionais médicos com o mesmo recurso de custeio repassado para a manutenção do PA 24 Hs.
Roque Montagner Dr. Ricardo Lannes Coirolo
Provedor da Santa Casa Diretor Técnico da Santa Casa
So pra entender
ResponderExcluirAtendimento medico,de cinco pacientes por hora e igual a doze minutos para cada, tempo minimo para se fazer
um diagnóstico correto.Se foi um imposição do senhor prefeito,acho uma decisão correta,pensava eu que fosse do conselho de medicina.
Sobre o PA 24 Hs (urgência-emergência) conforme Aurélio Buarque de Holanda,URGÊNCIA deve ser feito com rapidez - EMERGÊNCIA situação crítica,caso de urgência.
Se o PA atende 280 pacientes por dias, é de se preocupar,pois, a média de ll,66 atendimento por hora 24 horas ininterrupto, multiplicando por 30 dias, teremos um gigantesco 8.400 atendimento no mês, o que começa a me preocupar, num universo de 60.000 habitantes como São Gabriel
ter um índice de 14% da população doente em estado de urgência ou emergência no mês,isto não se falando nos outros casos.Já é caso de calamidade ou de comodismo.