Coluna-Ponto-de-Vista-1

Dicas de vídeo

Marco Medina
Colunista do blog

EU VEJO MORTOS...! 

Inicialmente, peço escusa aos leitores pela demora na postagem da nova coluna. É que estou envolvido na finalização de um projeto pessoal que me ocupa bastante. Então... ao trabalho!
Antes que você me pergunte com uma expressão de incredulidade, já me antecipo e afirmo que não! Não sou eu quem vê os mortos. O que inspirou o título da coluna foi a fala de um personagem do filme “O SEXTO SENTIDO”, produção protagonizada pelo Bruce Willis e pelo talentoso ator mirim Haley Joel Osment. É o personagem deste menino de 8 anos quem afirma ao psicólogo infantil, Dr. Malcolm Crowe (Willis), ter a capacidade de visualizar quem já está do “outro lado”. “O SEXTO SENTIDO” parece ter feito o que o estrondoso sucesso, “GHOST, O OUTRO LADO DA VIDA”, não conseguiu fazer: tornou-se um agente do efeito-multiplicador da doutrina espírita. “GHOST...” agradou, emocionou, lotou as salas de cinema, trouxe um assunto novo para os leigos, mas não impediu que o tema continuasse adormecido por alguns anos, até que os produtores decidiram mesclar um filme que falasse do mundo dos espíritos com todos os ingredientes de um filme de suspense: um roteirista altamente inspirado, as interrogações crescendo a cada instante e um final que pegou a todos de surpresa, resultando no imenso sucesso de público e crítica, “O Sexto Sentido”. 
Deu certo.
Com o caminho aberto, aterrissou nos cinemas “O MISTÉRIO DA LIBÉLULA”. A estória é a seguinte: depois que o médico Joe Darrow (Kevin Costner) perde a mulher de forma trágica, eventos misteriosos começam a acontecer. Por conta do seu extremado ceticismo, ele entra num conflito interno. Mesmo desacreditado por amigos e conhecidos, acaba convencido de que a esposa está tentando se comunicar com ele. Além de ter um roteiro genial, arrebatou o público pelo aspecto emocional, porque mostra que o amor verdadeiro entre duas pessoas que estão realmente conectadas por um sentimento incondicional, faz com que elas se superem e possam abrir um canal de comunicação entre o mundo físico e o espiritual. Você comprova a habilidade do roteirista no surpreendente desfecho que, óbvio , não vamos entregar. Sempre tem alguém que não viu o filme. 
“OS OUTROS”, traz Nicole Kidman na pele de uma mãe atormentada, receosa e frágil. A preocupação dela é proteger os filhos que sofrem de uma rara enfermidade, protegendo-os de toda e qualquer claridade. Enquanto o marido não volta da guerra, ela mantém os filhos dentro da casa, imersa por uma redoma de sombras, auxiliada pelos empregados que ao longo da história começam a se revelar por atitudes misteriosas. Aí chega o final, revelando aquela surpresa do tipo “...como é que eu não me dei conta antes?”. É isto que deixa o filme de suspense bom, e é neste ponto que a gente percebe o talento destes profissionais que passam o tempo inteiro “enganando” a percepção da platéia. Além de manter o denso suspense, prendendo a atenção do público, o filme mostra que devemos aceitar a morte física como um processo natural, um “ritual de passagem”, para poder ingressar com tranqüilidade no mundo espiritual. 
Mas o cinema não se limita a “inventar” histórias. Aproveitaram esta fatia generosa do mercado cinematográfico para produzir roteiros inspirados em histórias reais. “O DOM DA PREMONIÇÃO” é um deles. Estrelado pela Cate Blanchett e pelo Keanu Reeves, conta o drama da vidente Annie Wilson (Blanchett). Além de possuir o dom de prever, ajuda uma vizinha a escapar das surras do marido e faz papel de médica, analista, conselheira e amiga de todos que a procuram. Até que... 
Um crime acontece e Annie sabe quem são os culpados. Suas visões ficam mais violentas e, ameaçada, precisa descobrir quem matou, antes que ela se torne a próxima vítima. 
A capinha do DVD “FALANDO COM OS MORTOS” não é atrativa, e chega a gerar suspeita naqueles que pegam o estojo do filme. A capa é de uma simplicidade tão exagerada que dá a impressão de que é um filme “pirata”. Mas não. Considero o melhor entre os inspirados em fatos reais. Conta a trajetória do médium mundialmente conhecido, James Van Praagh, que, desde criança é aterrorizado por conversas e visões com mortos. Após muitos anos, James se une à polícia para descobrir um serial Killer que vêm atormentando suas visões e a vida da cidade. Além de deixar mais conhecida a “mecânica” e as “ferramentas” que possibilitam o contato com o mundo dos espíritos, acaba clarificando as nossas questões mais profundas sobre a vida após a morte. 
De uma maneira geral, as pessoas mais familiarizadas com o tema espírita, conseguem enxergar e entender os pormenores neste tipo de história, numa espécie de confirmação de que o que estão vendo na tela é o que já estudaram ou leram em livros. Mas, para o público leigo nesta questão – e aí incluímos uma legião de céticos -, parece que o cinema ainda está devendo mais “explicações”, no sentido de deixar mais transparente a visão da Doutrina Espírita sobre eventos e fenômenos desconhecidos. O filme “NOSSO LAR”, por exemplo, baseado na primeira obra psicografada pelo Chico Xavier (de um total de 412), conta a vida de um médico que desencarna e vai viver na “Colônia Espiritual Nosso Lar”. A superprodução é brasileira, o aspecto técnico é impecável – os mais de 300 efeitos especiais foram produzidos por uma empresa canadense -, é uma bonita e comovente história, mas convenceria muito mais se envolvesse um pouco de ciência que explique, por exemplo, de que material é feito o mundo dos espíritos. Sabemos que a “matéria” é de outra densidade. Mas que tipo de “material” é este? 
Anos atrás peguei um livro ao acaso, porque o tema me interessava. Pra minha surpresa, havia um capítulo que explicava em pormenores, com linguagem científica, como se dá o processo “físico” da reencarnação e discrimina minuciosamente os elementos físico-químicos que constroem o “espaço quântico” do mundo espiritual. Se fizermos uma analogia entre a nossa Física de Partículas tradicional com a “Física” do mundo espiritual, a compreensão é relativamente simples. Pronto! Se não consigo comprovar a existência do universo espiritual, pelo menos me deixou mais próximo de entender grande parte do processo. Isto poderia ser adicionado ao roteiro de um filme do gênero, deixando o público menos distante de uma doutrina muito disseminada, mas que ainda gera muitas dúvidas e suspeitas em quem não é do meio. 
Envolver ciência em temas subjetivos parece ser uma boa saída para deixar as coisas mais claras e acessíveis. E o prenúncio dessa possibilidade, foi apresentado no recente “ALÉM DA VIDA”, uma produção dirigida pelo Clint Eastwood e protagonizada pelo Matt Damon. Num determinado ponto da história, uma jornalista que passou pelo fenômeno do EQM – Estado de Quase Morte -, procura uma conceituada médica que pesquisa sobre o assunto. A jornalista, vivida pela atriz Cécile de France, quer explicações sobre a “viagem” que fez quando estava em coma e o que vivenciou, alegando que os neurologistas deram explicações que acabaram não convencendo. A médica lhe explica que o argumento dos neurologistas não se sustenta, porque o cérebro em estado de inconsciência não tem a capacidade de criar imagens novas, comprovando que existe algo por trás destes eventos que ainda não podemos explicar pelos meios tradicionais. 
Viram a notícia – veiculada na véspera deste Natal -, sobre um jovem norte-americano, de 21 anos, com morte cerebral, que saiu do estado de coma depois que desligaram os aparelhos? Pois é! Contrariando os prognósticos clínicos, este fato parece servir como uma advertência, comprovando que por trás da complexa estrutura físico-química dos seres humanos, há um “agente” anímico que parece comandar nossa vida e que, por enquanto, não pode ser detectado. Embora alguns médicos paulistas freqüentem a Universidade Espírita de São Paulo para tentar entender a complexidade das curas espontâneas em casos terminais, grande parte da comunidade científica ainda resiste. 
Alguém já ouviu falar em “Transcomunicação Instrumental” ou “TCI”? É um método de se comunicar com o mundo dos mortos usando aparelhagem eletrônica, tais como, gravadores e monitores de TV. O método já foi capa da Revista “Veja” e “IstoÉ”, objeto de inúmeras reportagens televisivas, e o pessoal envolvido – até prova em contrário - é de gente insuspeita. No Brasil, o estudo é liderado pela pesquisadora Sonia Rinaldi, paulistana que já comprovou em laboratório internacional uma de suas “comunicações” com os espíritos, “autenticando” seu feito como “à prova de fraudes”, pois recebeu confirmação científica. Esta técnica, ironicamente descoberta ao acaso por um padre do Vaticano – onde não se acredita em reencarnação -, virou alvo de estudos de cientistas russos e é amplamente difundida na Europa. Se você quer saber mais sobre o assunto, recomendo “VOZES DO ALÉM”. Mesmo apelando para as cenas tenebrosas de um filme de terror, os subsídios mais importantes estão nos “extras” do DVD. Tem um documentário com familiares, gravado “ao vivo”, no momento em que estabeleciam contato com os parentes que já estão do “outro lado”. 
Filmes e documentários tentam mostrar ao público o mistério da vida após a morte. As produções são caprichadas. Espíritas, espiritualistas, kardecistas e afins, devem estar gratos pela divulgação, mas ainda falta um tempero essencial para que o tema seja levado ainda mais a sério: CIÊNCIA. E constato esse hiato metodológico, inspirado no próprio Allan Kardec - codificador da Doutrina Espírita -, que recomendou: “sigam a doutrina, mas aliem a ela os novos conhecimentos da ciência”. 
Agora... se o problema é credibilidade, não deixe de assistir “BEZERRA DE MENEZES, O DIÁRIO DE UM ESPÍRITO”, que além de espírita era médico, e “AS CARTAS DE CHICO XAVIER E OUTRAS HISTÓRIAS MISTERIOSAS”, documentário que esmiúça o fenômeno da psicografia, as inexplicáveis curas do Zé Arigó – que deixou intrigados os especialistas da NASA que vieram ao Brasil investigar -, e as já citadas EQMs (Experiências de Quase-Morte), relatadas por gente séria que não tem nenhum motivo para mentir, e nem obter recursos financeiros advindos destes relatos. 
Um dia, pode ser que pessoas comuns, por um processo ainda a ser desvendado, possam dizer com naturalidade: “eu vejo (os) mortos...!” ou “eu me comunico com os mortos”. Aí será possível, especialmente para os céticos, compreender, aceitar e comprovar que o planeta terra é um planeta-escola, que nossa passagem é breve, e que devemos ser bons alunos para que a cada ano – ou a cada nova reencarnação – nossa missão se torne cada vez mais leve e mais iluminada. 
Ficamos na expectativa de que os produtores cinematográficos nos brindem com produções mais “profundas”, tornando os filmes com temas espíritas mais completos, mais investigativos e mais fiéis à Doutrina Espírita. E que somem a isto o que já pode ser comprovado pela ciência, mas que, infelizmente, é pouco divulgado pela mídia de massa. 
Enquanto este tempo não chega, temos que nos contentar com o que está disponível no mercado. 
Esperando que o Natal tenha sido um momento de generosidade entre familiares, amigos e afetos, aproveito a oportunidade para deixar a todos os leitores o desejo de um 2012 repleto de ótimas realizações em todos os aspectos, e que o AMOR E A TOLERÂNCIA imperem, permitindo que vivamos em um mundo menos violento, mais justo e mais FRATERNO. 
Obrigado pela atenção à coluna ao longo de 2011. Até Janeiro! 

* os filmes citados na coluna, você encontra na 2M Vídeo / 3232-6419 

CONFIRA AS PROMOÇÕES DA 2M VÍDEO NO FINAL DA COLUNA 

PLANETA DOS MACACOS, A ORIGEM: dedicamos uma coluna inteira a este filme que chegou para redimir a fraca refilmagem de 2001. Com a proposta de contar o que aconteceu antes dos macacos tomarem conta do planeta terra, usou muita ciência para explicar como o sistema cognitivo dos símios evoluiu tanto. Centrado no macaco César - um filhote de chimpanzé salvo por um cientista depois de uma experiência mal sucedida -, a produção é um show de efeitos especiais com um roteiro pra lá de caprichado. Quando o chimpanzé desenvolve inteligência e emoções semelhantes à dos humanos, surge a ameaça que coloca em risco a supremacia da raça humana sobre o planeta. Começa uma batalha que pode culminar com uma mudança brusca no sistema evolutivo. Abusando das metáforas e com um apelo que tocou forte na emotividade das pessoas, impactou as platéias do mundo inteiro ao mostrar que os macacos tem mais senso de humanidade do que os próprios humanos. Reúna a família e assista. Imperdível! Uma das melhores produções de 2011. 

Gênero/tema: aventura de ficção/invasão tempo: 104 minutos 

CAPITÃO AMÉRICA/O PRIMEIRO VINGADOR: alguns setores da imprensa especializada malharam o filme. Houve crítico que detonou. Que fazer quando alguns “críticos” dormem com o pijama do avesso e acordam mal humorados? Não dê conversa! O ideal é escutar a opinião do público. É o grande público quem aprova ou não uma produção. E o sucesso pode ser comprovado pela procura nas locadoras. Fazendo uso dos recursos tecnológicos, sustentado por um roteiro convincente, está entre os melhores do ano. Na estória, uma aterrorizante força ameaça a humanidade. Entra em cena o Capitão América, o maior soldado do mundo. Ele declara guerra contra a diabólica organização HYDRA, liderada pelo vilão Caveira Vermelha. Com ação do início ao fim, muita emoção e usando recursos de roteiro bem construídos, é diversão certa para toda a família. Não deixe de ver! 

Gênero/tema: ação/luta do Bem contra o Mal tempo: 124 minutos 

HARRY POTTER/RELÍQUIAS DA MORTE/PARTE 2: enfim! Chegou o derradeiro final de uma das franquias de maior sucesso do mercado cinematográfico. A autora, J. K. Rowling, não agüentava mais. Cansada de escrever - e de faturar (é a segunda pessoa mais rica da Inglaterra) -, queria parar no quinto livro, mas os estúdios insistiram e ela deu continuidade à saga. Sorte do público, especialmente para os fãs que não se cansam de assistir – e de esperar. Neste épico final, a batalha entre as forças do bem e do mal no mundo da bruxaria toma proporções de uma guerra mundial, onde ninguém está a salvo. Mas Harry é convocado para fazer um derradeiro sacrifício, à medida que ele se aproxima cada vez mais do confronto final com Lorde Voldemort. Tudo termina aqui. Sobre a produção, roteiro e direção, não é preciso grandes comentários, porque repetiu a qualidade dos filmes anteriores. A 2M Vídeo disponibiliza a Edição Especial com 2 discos. O 2º é recheado de “extras”. Alugue para os filhos e vá “na carona”. 

Gênero/tema: aventura/ confronto entre o Bem e o Mal tempo: 130 minutos 

VELOZES E FURIOSOS 5/OPERAÇÃO RIO: aperte o cinto, respire fundo e embarque na quinta aventura desta produção que garantiu o sucesso nas bilheterias do mundo inteiro, por conta de uma legião de apaixonados por carros turbinados e velocidade em alta-voltagem. Protagonizado pelo astro Vin Diesel e recheado de acrobacias, carros incríveis e mulheres que ultrapassam todos os limites, nesta seqüência o lendário Dom Toretto (Diesel) se associa ao antigo companheiro, um ex-policial que está no lado oposto da lei, na exótica cidade do Rio de janeiro. Isto mesmo! No Brasil. Caçados por um implacável agente e uma equipe de policiais corruptos a serviço de um perigoso traficante que os quer mortos, Toretto e o parceiro reúnem toda a gangue das aventuras anteriores para um último trabalho – um insano assalto de 100 milhões de dólares. Não precisa pensar muito. É só sentar e assistir. O que vale é a fotografia da Cidade Maravilhosa e as cenas de alta velocidade, sustentadas por efeitos de áudio que complementam o êxito de mais esta seqüência. 

Gênero/tema: ação/corridas de rua tempo: 130 minutos 

KUNG FU PANDA 2: gênero que se revelou ao longo dos últimos anos como o preferido de pais e filhos, o formato “animação” conquistou a todos com estórias que são puro entretenimento para as crianças e um “puxão de orelhas” nos adultos. Algumas empresas e psicólogos recomendam aos funcionários e pacientes, como uma eficiente ferramenta de estímulo e motivação. Em seu primeiro desafio, desde que se tornou o Dragão Guerreiro, Po tem que comandar Os Cinco Furiosos, seus amigos mestres do Kung Fu, em uma missão de proporções épicas, para derrotar seu mais destrutivo rival. Ação ininterrupta, uma bela estória e técnicas de animação impecáveis, garantiram o sucesso desta seqüência. Reúna a família, estoure a pipoca e... olho na tela! Imperdível! 

Gênero/tema: animação/defesa tempo: 90 minutos 

2M VÍDEO 
MASCARENHAS DE MORAES, 642 / 3232-6419 
14 ÀS 22 Hs 

PROMOÇÃO PERMANENTE 
SEGUNDA À QUINTA > 2 FILMES > DEVOLUÇÃO EM 48 HORAS 
SEXTA-FEIRA > PACOTE C/4 FILMES > PAGUE 3 > DEVOLVA SEGUNDA 
SÁBADO > PACOTE C/4 FILMES > PAGUE 3 > DEVOLVA TERÇA-FEIRA 

OBS: OS “PACOTES” TAMBÉM SÃO VÁLIDOS DE SEGUNDA À QUINTA, COM PRAZO DE DEVOLUÇÃO EM 48 HORAS.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.