Na Moda
Flávio Soares
Estilista e colunista do blog
QUAL É A SUA FESTA?
O estilo do traje está impresso no convite, mas você está em dúvida. Então vamos dar uma ajuda na escolha da melhor roupa para que ganhe todos os olhares de admiração.
BLACK-TIE
*Noites de gala, bailes e grandes premiações pedem uma roupa requintada, sofisticada. É aqui que entram s longos, que podem ser de tecidos finos: tafetá de seda, renda, zibelinas, georgettes, shantung e sedas. Evite sempre: bolsas grande, acessórios rústicos e comprimentos curtos. Black-tie é puro glamour.
Dica:
*Evite cabelão, brincão e pulseirão. Tudo o que é over está fora do estilo.
*O segredo do black-tie está na combinação de simplicidade com qualidade.
*O traje está associado a festas de princesas com roupas fluidas e delicadas, drapeados e modelagens que favorecem o corpo. Bordados sutis ou não, mas com aspecto artesanal.
*Use um bom vestido longo, com bom caimento, sem exageros com poucos acessórios, um sapato adequado e uma boa carteira de festa.
COQUETEL DRESS – equivale ao passeio completo.
Para diversas festas que não exigem o traje de gala, destaque para os acessórios, que devem ser coordenados com o vestido e a ocasião. Combine com salto alto e bolsa pequena, maquiagem natural e penteados presos.
Modelagens diferentes e estilos variados, mas todos com um comprimento em comum: na altura dos joelhos. Você pode optar pelo tomara que caia, de um ombro só, alcinha, frente única, tubinho ou evasê.
O Coquetel dress vem da década de 1920, quando era usado pelas damas que frequentavam coquetéis – ocasião em que o espartilho poderia ser afrouxado e os vestidos eram um pouco mais soltos.
Hoje, é essencial do guarda-roupa feminino. Sua versatilidade o transforma em uma peça curinga para ir a casamentos, aniversários mais sofisticados, coquetéis da empresa, formaturas e jantares mais formais.
Se o evento for durante o dia, coordene com acessórios mais alegres e bijuterias maiores e sem muito brilho. Evite: bolsas grandes ou acessórios rústicos. A ocasião de festa exige delicadeza e requinte.
SOCIAL - para ocasiões formais
Conhecido também como passeio cmpleto, é a roupa que você vai usar em lançamentos, jantares coquetéis, casamentos e comemorações noturnas. Opte por vestidos decotados, conjuntos em tecidos mais nobres como crepe de seda, detalhes de cetim, transparências e brilhos.
Use sandálias e sapatos de salto alto. Se quiser um baixo, prefira os modelos de festa, feitos em cetim. Se tiver dúvda, vá de pretinho básico. O clássicocai superbem se coordenado com bijuterias vistosas.
Apesar de ser mais formal, não exagere na produção para não virar um black-tie.
Estão proibidas todas as peças naturalmente mais esportivas, como as feitas em algodão, linho e microfibra.
Nada de bolsas médias e bijuterias exageradas. Seja discreta e elegante.
Quem está acima do peso deve escolher um modelo mais adequado ao seu biótipo se o braço incomoda, prefira um vestido com mangas três-quartos ou sino.
ESPORTE FINO – pede um pouco de formalidade, mas sem exageros.
Se o convite vier escrito traje passeio ou mesmo tênue de ville, saiba que são a mesma coisa. Você terá de usar vestidos mais caprichados, terninhos, tailleurs, blusa ou túnica com saias ou calças mais elaboradas. Brilhos excessivos estão proibidos e devem ser deixados para eventos que pedem traje social. Use maquiagem mais discreta, sem muitas cores, e penteado mais sutil. Na dúvida, fique com peças de tecido em crepe de lã, linho, seda, microfibra, jerséi ou veludo, para o inverno.
Sapatos e sandálias devem ter salto e pouco ou nada de brilho. Bolsas podem ser maiores para o dia e pequenas para a noite. Normalmente é mais indicado para a luz do dia, até as 18h, ocasiões como almoços, coquetéis e vernissages.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581