Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coordenador do programa municipal de bolsas de estudo da Prefeitura afirma que só haverão novas bolsas caso mais verba seja destinada


Um dos questionamentos feitos a nossa reportagem é sobre a questão das bolsas de estudo em nossa cidade. Como conseguir, quem tem direito e se ainda teriam novas bolsas.
Por isso, a nossa equipe manteve contato com o Coordenador do programa de bolsas de estudo da Prefeitura, Humberto Petrarca para que este fizesse maiores esclarecimentos sobre o andamento do programa. Confira os questionamentos:

Quantas bolsas a Prefeitura concede atualmente? O valor é integral?
Atualmente temos 90 bolsistas no programa municipal de bolsas de estudo, da Prefeitura em convênio com a URCAMP. Todas as bolsas são no valor de 30%.
As bolsas do PROESC, também são pagas pela Prefeitura, mas a seleção é feita pela URCAMP e MEC, e podem ser pagos 50, 75 e até 100% do valor e, em não sendo 100% do valor, o acadêmico paga o restante.

Existe possibilidade de se ampliar as bolsas de estudo ou apenas estão sendo feitas renovações?
No momento estamos apenas fazendo renovações das bolsas já existentes, mas a possibilidade de abertura de novas bolsas existe desde que mais verba seja destinada para este fim.

Quem já cursou faculdade, pode fazer outro curso sem problema?
A prioridade é para acadêmicos de primeira graduação, mas não descartamos também a inclusão de formandos.

Quais os critérios para ter direito a bolsa de estudo?
Segundo o artigo 10, da lei nº 3.274/2010, de 13 de abril de 2010, a escolha dos candidatos deverá obedecer à ordem crescente da renda familiar per capita.

Humberto destaca ainda que a interrupção no número de bolsas se deu ao fato da Prefeitura ter um valor x para gastar e esse valor já foi alcançado. E, com suba da mensalidade irá até ultrapassar, por isso só estão renovando.

Sobre como funcionariam os critérios de integralidade ou não das bolsas do Proesc, mantivemos contato também com a assessora de imprensa da Urcamp, a jornalista Aline Amann.
Aline disse que neste semestre somente as prefeituras de Cacequi (com 16 bolsas integrais) e São Gabriel (2 bolsas de 75% para o curso de Direito) aderiram ao programa.
“A seleção para estes acadêmicos aqui de São Gabriel foi feita na quinta-feira passada e as matrículas foram feitas nesta segunda”, destacou.
Questionamos também a jornalista sobre os critérios para esta seleção e ela disse que são vários critérios como a renda da família (critério principal), dentre outros.
Sobre o questionamento em relação a formandos que também queiram concorrer a bolsa, Aline, descartou qualquer possibilidade:
“Não pode, no PROESC não pode ter feito faculdade, esse é um dos critérios para tu ganhar a bolsa, além de sempre ter estudado em escola pública”, finalizou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.