Solidariedade: Em demonstração de sensibilidade com a situação de emergência de São Gabriel, Legislativo mantém veto do Executivo ao orçamento de 2012
A manhã de sexta-feira (13), foi de muito trabalho no Legislativo Municipal. Segundo o Presidente do Legislativo - vereador Adão Santana (PTB), primeiramente se realizou a Sessão Extraordinária para apreciação do Veto do Prefeito Municipal - Rossano Gonçalves ao Orçamento de 2012 da Câmara Municipal e posteriormente a Reunião da Comissão Representativa deste mês de janeiro (prevista durante o período de recesso parlamentar).
Segundo Adão Santana, após ser discutido e apreciado, os vereadores mantiveram o Veto do Executivo, por entenderem que São Gabriel passa por um delicado momento de dificuldades com a presença de uma enorme estiagem. “Mais uma vez todos os vereadores se mostraram sensíveis com a comunidade gabrielense, principalmente no momento em que o Prefeito Municipal acaba de assinar o Decreto de “Situação de Emergência”, após ter recebido um levantamento geral pelos órgãos competentes e defesa civil que traça perdas no setor agropecuário no valor estimado de R$ 112 milhões, prejuízos estes totalmente irreversíveis”, disse Adão Santana.
Na sequência, durante a Reunião da Comissão Representativa foram tratados e discutidos vários assuntos de interesse da comunidade, entre eles:
A aprovação do Legislativo da Moção de Apoio à Associação dos Policiais Civis de São Gabriel (APOCISG) pela verticalidade entre agentes policiais e Delegados de Polícia - de autoria do vereador Cilon Lisoski (PR), que tem por objetivo evitar um abismo entre essas categorias, já que há uma reivindicação dos delegados pela equiparação com os Procuradores do Estado, no que aumentaria ainda mais o distanciamento que existe atualmente. Ele destaca ainda que em diversas cidades do RS, suas respectivas Câmaras de Vereadores já manifestaram seus apoios conforme consta no site da UGEIRM SINDICATO, que representa os Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS.
Também o vereador Rômulo Farias (PSB) se reportou a dificuldade que as pessoas residentes no interior do município estão encontrando no momento em que se dirigem ao Setor de Cadastro do Programa Bolsa Família. Já o vereador Vagner Aloy Rodrigues (PDT) sugeriu que fosse aberto um espaço para que a responsável pelo referido Setor - que se encontrava em plenário - pudesse se manifestar durante 5 minutos sobre o assunto abordado. Neste momento, Adão Santana colocou a solicitação de Vagner Alóy em discussão e apreciação, sendo aprovada, e, posteriormente a responsável do Bolsa Família em São Gabriel explicou alguns detalhes sobre o cadastramento.
Segundo o vereador Rômulo Farias - Líder da Bancada do PSB, o objetivo não era de simplesmente fazer uma denúncia ou tumultuar a situação, mas sim, de colaborar com o Poder Executivo, e, juntamente com o Poder Legislativo auxiliar no que for necessário para facilitar o acesso das pessoas residentes no interior do município ao “Bolsa Família”.
ELSON TEIXEIRA – ASSESSOR DE IMPRENSA
Disk-notícia:(55)9 9664.2581