Presidente da UAMOSG abre mão do salário de Conselheiro da AGESG
![]() |
Renúncia ocorreu em reunião no sábado na Câmara de Vereadores Foto: Márcio Vaqueiro/Especial |
O presidente da União das Associações de Moradores de São Gabriel (UAMOSG), João Custódio Iturbide, renunciou durante assembleia geral da União, no sábado (2), ao “salário” de conselheiro do Conselho Diretor da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Gabriel (AGESG). No projeto de implantação da AGESG, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, consta que os conselheiros terão direito a R$ 400,00 (em forma de jeton para cada reunião). O Conselho poderá ter no máximo oito reuniões mensais, podendo chegar a um vencimento (individual) de R$ 3.200,00.
A decisão de Iturbide é uma resposta às críticas de opositores no comando da União. O presidente chegou a dizer que destinará o seu salário de conselheiro para o presidente da Associação de Moradores da Vila Maria, Rodrigo Machado, um dos dirigentes que lidera uma campanha de desfiliação da UAMOSG.
Iturbide foi determinante ao afirmar que a maioria das Associações “rebeldes” não oferece condições legais, pois algumas não declaram impostos de renda e outras apresentam dívidas. A maioria ainda está irregular.
Previsto no edital, o afastamento do presidente acabou não acontecendo. Iturbide deverá liderar, já durante esta semana, uma proposta de organização das Associações que estão com o processo eleitoral vencido. A primeira entidade a receber a visita da UAMOSG é a do Élbio Vargas.
A direção da União vai orientar, mas não tem poder para obrigar uma Associação a realizar eleições, afirmou Iturbide. Mesmo assim, a União pretende manter a mobilização com uma programação que deverá atingir todos os bairros.
Fonte: Blog A Notícia
Disk-notícia:(55)9 9664.2581