Coluna-Ponto-de-Vista-2

Faça você mesmo a limpeza da caixa d’água

Limpar a caixa d’água regularmente ajuda a garantir que a água que você usa para beber e fazer os alimentos saia da sua torneira com mais qualidade. Com planejamento, esse procedimento é fácil e seguro. 

1 - O primeiro passo é ter todos os materiais para fazer a limpeza: Uma escada, um balde, água sanitária, escova, panos e luvas de borracha. Depois disso é só avisar os moradores da casa que não poderão utilizar a água até que o processo seja concluído. 

2 - Feche o registro de água, no cavalete do hidrômetro e abra todas as torneiras do imóvel, deixando que escoe quase toda a água da caixa. Quando restar apenas um palmo de água, coloque um pano tampando a saída da água. Use essa água para ajudar na limpeza, esfregue todo o reservatório com a escova e água sanitária (não use sabão ou detergentes). Assim que estiver bem limpo, retire a água com balde, deixando-o apenas úmido. Só então retire o tampão e feche todas as torneiras. 

3 – Para desinfetar e concluir a limpeza, abra novamente o registro e enquanto enche a caixa d’água, dilua dois litros de água sanitária em cada mil litros armazenados. Espere duas horas com as torneiras fechadas e certifique-se que a caixa d’água está com a tampa bem vedada, impedindo a entrada de insetos. 

4 - Feche o/ registro e abra todas as torneiras. Este processo desinfetará também os canos que levam a água até as torneiras, mas esta água só poderá ser utilizada para lavar o piso. 

5 – Por último, espere que o reservatório esteja completamente vazio, feche as torneiras e abra o registro novamente. A limpeza da sua caixa d’água estará completa. 

O engenheiro químico da São Gabriel Saneamento, Luiz Antônio Bertazzo, responsável pela qualidade da água garante que a empresa toma todos os cuidados para que a água chegue às residências com o nível de potabilidade adequado, através de um rigoroso trabalho na Estação de Tratamento da Água e testes semanais em diversos pontos da cidade, mas que é importante para a saúde do cliente que seu reservatório também esteja livre de insetos e bactérias. Ele orienta que o ideal é realizar a limpeza pelo menos duas vezes ao ano. 

Elder Corrêa Jr.
Aux. Comunicação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.