Zoneamento agrícola exclui novamente São Gabriel e Santa Margarida
O novo zoneamento agrícola para o plantio de soja, divulgado nesta semana pelo Ministério da Agricultura, exclui novamente os municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul das áreas preferenciais para o plantio de soja no Rio Grande do Sul. Os prejuízos da decisão do governo federal foram objeto de reunião nesta sexta-feira, 14 de junho, quando o prefeito Rossano Gonçalves recebeu em seu gabinete a diretoria do Sindicato Rural de São Gabriel.
Participaram da reunião, além dos dirigentes da entidade, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Erasmo Chiapetta, o diretor do núcleo de assistência técnica do Irga de São Gabriel Fernando Correa Hanemann e o agrônomo Giovane Jardim. Segundo os produtores, pela Portaria 136-2012 exarada no dia 10 de julho, os sojicultores de São Gabriel e Santa Margarida do Sul só poderão cultivar variedades do chamado Grupo III, que já estão fora do mercado há diversos anos.
O presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, questiona os critérios técnicos adotados que excluíram os dois municípios do plantio de cultivares como as variedades do Grupo II, predominantes nas lavouras da região. “Municípios geologicamente semelhantes a São Gabriel, como Rosário do Sul e Cacequi, obtiveram liberação para todos os grupos do soja. Por que razão São Gabriel e Santa Margarida foram excluídas pelo governo federal”, questiona.
O zoneamento agrícola é um estudo oficial do Ministério da Agricultura que decide quais culturas poderão receber financiamento das instituições de crédito oficial. “Não há razão alguma para questionar a viabilidade do soja em São Gabriel. Apesar das estiagens, ano após ano a área da lavoura tem crescido, e o município caminha para ser o maior produtor de soja do Estado em alguns anos. Agro-indústrias como Camera, Mutirural, Agrofell, se instalaram em São Gabriel nos últimos anos graças à expansão da sojicultura, o que demonstra que a cultura é forte e viável nos dois municípios”, protesta.
O prefeito Rossano Gonçalves ressalta que irá buscar respostas junto a parlamentares de seu partido, o PDT, que integra a base do governo federal. “Realmente é muito estranha esta insistência dos técnicos do MAPA em sempre tentar excluir São Gabriel do zoneamento do soja. Vamos nos mobilizar para mudar esta realidade”, assinalou.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581