Coluna-Ponto-de-Vista-1

O adeus a "primeira-dama" da tv brasileira

A televisão brasileira perdeu neste sábado uma das suas personagens mais queridas e longevas diante das câmeras. Hebe Camargo sofreu uma parada cardíaca em casa, na madrugada de sábado, aos 83 anos. 
Esta semana, Hebe havia usado o Twitter para comemorar a sua volta à televisão: “Meus lindos, nem acredito!!! Estou de volta ao SBT, meu coração está disparado! Feliz, feliz, feliz, feliz”, escreveu a apresentadora na última quinta-feira.
A batalha da apresentadora pela vida começou em 2010, quando ela foi submetida a cirurgia e quimioterapia para tratar um câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos da região abdominal. Em setembro do ano passado, Hebe contou que passava novamente por tratamento quimioterápico, uma medida preventiva contra recidivas do tumor no peritônio. 
Em março e em julho deste ano, duas novas internações para a retirada de tumores no intestino e na vesícula. Hebe recuperou-se e voltou a apresentar seu programa, sempre tratando a doença com otimismo e negando-se a deixar de trabalhar.
Ao longo de três décadas, Hebe recebeu em seu auditório artistas e personalidades conhecidos internacionalmente. Em 2011, depois de 24 anos no SBT com o programa semanal que levava o seu nome, a apresentadora foi para a pela Rede TV e permaneceu na emissora até sua morte. 
O bom humor e a atitude sem pudores sempre foram sua marca registrada, que ela não abandonou mesmo com o avanço da idade e o diagnóstico da doença. 
Cantora de sucesso na Era do Rádio, na década de 1940, Hebe cumpriu uma trajetória que se confunde com a própria história da televisão no Brasil. Sua carreira começou quando formou, com a irmã Estela, a dupla caipira Rosalinda e Florisbela.

História
Nascida em Taubaté, interior de São Paulo, em uma família de origem humilde, ela passou os anos 1940 dedicando-se à carreira musical. Cantou sambas e boleros em boates, até que, na década seguinte, praticamente abandonou a carreira musical para se dedicar à televisão.
Ela estava no célebre grupo formado por Assis Chateaubriand para ir ao porto da cidade de Santos buscar os primeiros equipamentos de TV do Brasil e com eles formar a primeira emissora nacional, a TV Tupi. 
Hebe foi convidada pelo proprietário dos Diários Associados a participar da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira, no bairro do Sumaré, em São Paulo, em 1950. Deveria cantar o Hino da Televisão, mas alegou estar doente e faltou ao evento, sendo substituída por Lolita Rodrigues.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.