Coluna-Ponto-de-Vista-2

Cinco mil estudantes visitam o Planeta do Saber em São Gabriel

Quase cinco mil estudantes participaram das ações do projeto AES Sul na Comunidade realizadas em São Gabriel nesta quinta e sexta-feira (25 e 25). Informação e conhecimento sobre sustentabilidade e meio ambiente foram transmitidos a alunos e professores das escolas municipais e estaduais no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ginásio São Gabriel.
Na ocasião, eles conheceram o Planeta do Saber, composto pelo Espaço Ciência e pelo Teatro Multimídia “O inspetor intergaláctico”, que apresentam atividades de educação ambiental para o uso adequado da energia elétrica e abordam os temas transversais ligados à sustentabilidade nas cidades – água, lixo e mobilidade urbana.
No Espaço Ciência, alunos e professores percorreram a tenda com experimentos científicos e maquetes ilustrativas, conhecendo na prática ações como o processo de geração de energia, o ciclo da água, as questões da mobilidade, lixo e sustentabilidade. Já na peça “O inspetor intergaláctico”, eles foram surpreendidos pela história do E.T Khlestov, que tem sua nave estragada e acaba pousando na Terra juntamente com seus companheiros. Em nosso Planeta, ele fica triste e surpreso ao perceber nosso descaso e falta de cuidados com o ambiente, como o excesso de lixo e o consumo exagerado. Nesta aventura pela Terra, Khlestov faz amizade com Nicole, uma menina que sofre com a ausência de amigos e com a falta de atenção dos pais.
A realização do Projeto em São Gabriel foi uma promoção da AES Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gabriel, através da Secretaria de Educação, e 19ª Coordenadoria Regional de Educação.

O Projeto AES Sul na Comunidade


A AES Sul, dentro da sua Plataforma de Sustentabilidade, desenvolve o Projeto AES Sul na Comunidade em 39 municípios da sua área de concessão, de maio a dezembro de 2012, de forma gratuita. O Projeto prevê o envolvimento de 150 mil estudantes e mais de oito mil professores em cerca de 160 ações, somando um investimento aproximado de R$ 6,5 milhões.
Os temas estão sendo discutidos e explorados nos municípios durante os Seminários Regionais, para autoridades e professores e, durante as ações, denominadas Planeta do Saber, composto pelo Espaço Ciência e Teatro Multimídia, com a participação dos alunos e professores. Para cada um desses públicos há uma forma de abordar os temas do Projeto, com o objetivo de estimular a participação e a integração com as demais ações. Após a realização do Seminário Regional, as ações voltam aos municípios para atender os alunos.
Desde o lançamento, o Projeto AES Sul na Comunidade percorreu 32 municípios do Estado. Foram realizadas 137 apresentações do teatro multimídia “O Inspetor Intergaláctico” e o mesmo número de exposições do Espaço Ciência para um público superior a 103 mil pessoas (entre estudantes e professores). Mais 35 ações ainda serão realizadas em 9 municípios até dezembro.
Os Seminários Regionais de Educação são encontros para a capacitação e troca de experiências. Além da vivência no Planeta do Saber, são realizadas oficinas multidisciplinares que promoveram discussões, reflexões e práticas sustentáveis a partir dos temas abordados pelo Projeto. De maio a agosto, foram realizados quatro Seminários Regionais – em Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Sant’Ana do Livramento, São Borja e Santa Maria com a participação de quase 1.700 professores.

Sobre o Programa de Eficiência Energética – A AES Sul desenvolve desde 1999 seu Programa de Eficiência Energética a fim de reduzir a demanda do sistema elétrico em sua área de concessão. No último ano foram investidos mais de R$ 9,1milhões, proporcionando uma economia de 4.416MWh/ano, suficiente para abastecer mais de 1,5 mil residências.

Sobre a AES Sul – Distribui energia elétrica para 118 municípios das Regiões Metropolitana, Vales do Rio Pardo e Taquari, Central e Fronteira Oeste. São mais de 1,2 milhões de clientes, cerca de quatro milhões de pessoas. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km². Para atender a essa região com segurança, qualidade e confiabilidade, a AES Sul dispõe de uma força de trabalho de mais de 3.500 pessoas, investe na manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico. Tem como principal objetivo a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o cliente, oferecendo um serviço cada vez melhor.

Sobre a AES Brasil – O Grupo AES Brasil é um dos principais grupos empresariais do país, com forte atuação no setor elétrico – geração, distribuição e comercialização de energia. Responsável pelo atendimento a 7 milhões de clientes, o Grupo conta com cerca de 7,5 mil colaboradores próprios.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.