Língua-de-trapo
Vanusa Amado de Oliveira
Colunista do blog
O QUE OS PAIS PRECISAM SABER SOBRE ACADEMIA AO AR LIVRE
Para melhor orientação à população a academia ao ar livre instalada em 13 de novembro, na Praça Ramiro Meneghello, popularmente chamada de Praça Ecológica deveria manter naquele local um profissional para orientar a prática e sanar dúvidas, contando ainda com placa autoexplicativa sobre os aparelhos, no mínimo das 18h às 21h de segunda à sexta-feira.
O mais importante seria orientar aos pais, que seus usuários devem ter acima de 16 anos. As crianças da comunidade por falta de informação estão usando os aparelhos como brinquedos de recreação, substituindo os que são de madeira por de ferro colorido.
O conjunto de equipamentos é semelhante aos de musculação e alongamento encontrados nas academias convencionais, forma um circuito com o objetivo de trabalhar todos os grupos musculares. Para serem usados por pessoas adultas, digo “ADULTAS”, não necessitam de ajuste, pois trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo.
O objetivo da academia ao ar livre é oferecer às “pessoas adultas” que no final da tarde tradicionalmente costumam fazer suas caminhadas ao longo da Av. Antônio Trilha utilizarem a academia como complemento à sua saúde física, sem pagar nada por isso. Embora os aparelhos tenham como foco usuários da terceira idade, eles podem ser usados por pessoas de todas as faixas etárias, desde que acima de 16 anos, como recomenda a empresa fabricante. Idade estipulada por evitar acidentes e prejuízos à saúde de crianças e adolescentes em fase de crescimento.
Crianças para realizar atividades devem estar física e psicologicamente preparadas. Os equipamentos devem ser adequados ao tamanho das crianças e terem indicação médica, orientação e acompanhamento de um profissional preparado/especializado em treinamento infantil. A academia ao ar livre é voltada para público adulto e idoso. Para lazer das crianças na cidade existem parquinhos públicos apropriados.
“POVO EDUCADO, FUTURO PRESERVADO”.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581