Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coluna Ponto de Vista participa de lançamento do Projeto Minuano

O Projeto Minuano promovido pela ONG Planeta Vivo, com apoio da Petrobrás, foi lançado em São Gabriel na Escola Municipal Ginásio São Gabriel na última sexta-feira, 22, e o Coluna Ponto de Vista foi o único órgão de imprensa presente ao evento, atendendo a convite do Procurador Jurídico, Guilherme Abib.
Sobre o Projeto Minuano, o programa vem ao encontro do decreto presidencial n° 5940/2006 que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.
O Projeto Minuano tem atuação em 25 cidades do Rio Grande do Sul, beneficiando cerca de 800 catadores, com sede em Caxias do Sul. O objetivo é fortalecer e ampliar a rede de catadores gaúchos, impulsionando o seu protagonismo na cadeia produtiva da reciclagem e na questão ambiental, contribuindo para erradicar a miserabilidade proporcionando melhores condições de vida aos beneficiados.
Em São Gabriel o projeto atuará em parceria com o Governo Municipal através das Secretarias de Educação, Industria e Comércio e Assistência Social. Esta última secretaria fará a entrega de 18 carrocinhas para o recolhimento do material reciclável, sendo que algumas já estão fazendo o trabalho na cidade.
No fim do ano passado o Projeto Minuano fez a entrega de uma prensa aos catadores gabrielenses. Na ocasião, receberam a prensa, o presidente da Associação de Catadores Sepé Tiaraju, Renato Rogério Correa dos Santos e demais catadores.
A Secretaria de Educação, juntamente com representantes do Projeto Minuano no Estado e a Associação de Catadores Sepé Tiaraju, desenvolveu o Seminário Regional Sobre Coleta Seletiva que ocorreu simultaneamente com a mostra pedagógica em escolas da rede pública. Com a Secretaria de Industria e Comércio está prevista a parceria para a parte administrativa e de recursos humanos.
O prefeito municipal Roque Montagner participou do lançamento e disse que é muito importante se ter uma preocupação com o meio-ambiente e uma nova consciência sobre os resíduos diários. Uma das integrantes da Associação de Catadores, Maria Otília Sagaz Machado expressou seu agradecimento ao Governo Municipal pelo acolhimento que deu aos catadores.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.