SÃO GABRIEL SANEAMENTO GARANTE A QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA
Vigilância Sanitária Municipal informa não haver diferença de qualidade entre a São Gabriel Saneamento e a Corsan
Diretores e técnicos da São Gabriel Saneamento compareceram à Audiência Pública realizada ontem, dia 12 de março, na Câmara dos Vereadores, para esclarecer questões relacionadas à prestação do serviço. Foi apresentado um Relatório Técnico elaborado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O documento esclarece que a ocorrência de água turva na rede de distribuição, quando há necessidade de paralisar o fornecimento de água para realizar manutenção nas tubulações ou quando há falta de energia elétrica, é devido ao arraste de uma camada composta principalmente pelos elementos químicos ferro e manganês que aderem à tubulação. O mesmo documento mostra que esse processo de deposição já ocorre há tempos, bem antes da assunção dos serviços pela SGS. O relatório assegura que quando a água não está turva, em condições normais de abastecimento, não há qualquer problema para quem a consome. A São Gabriel Saneamento já tomou todas as medidas necessárias para solucionar o problema implementando um programa de descargas nas tubulações para eliminar a incrustação. Para acelerar esse processo de limpeza, está adicionando à água um produto denominado ortopolifosfato de sódio, que é totalmente seguro à saúde das pessoas sendo muito utilizado em outras cidades que têm ocorrências semelhantes.
A Vigilância Sanitária, representada por Vanda Backowicz, afirmou não haver diferença na qualidade da água fornecida pela São Gabriel Saneamento e a que era distribuída pela Corsan. Conforme esclarecimento, a coleta de água realizada pela Vigilância Sanitária Municipal é analisada pelo Laboratório do Estado e no total são mais de 400 análises de água para verificação de cloro por ano e mais de 600 análises para todos os outros parâmetros. Conforme salientou na audiência, em casos de descumprimento das exigências de potabilidade, a empresa é notificada.
Ou seja, em quase um ano de operação a água tratada pela São Gabriel Saneamento foi analisada em diversos pontos da cidade, em diferentes dias do mês por aproximadamente 500 testes da Vigilância Sanitária, e recebeu quatro notificações, todas referentes ao parâmetro flúor, que apresentaram pequenas variações. Isso significa que mais de 99% das análises de flúor e 100% dos demais parâmetros analisados atenderam aos padrões previstos na legislação.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581