Coluna-Ponto-de-Vista-1

Termo de Cooperação proporcionará realização de feiras com produtos da Reforma Agrária

Quem passa pela Rua Brandão Júnior ou vai em direção a zona sudoeste, aos Bairros Vivenda e Jardim das Hortênsias, pode constatar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) com a implantação do projeto Feira de Abastecimento Popular da Reforma Agrária. A iniciativa do Instituto beneficia, em São Gabriel, 30 assentados com a distribuição de kits de equipamentos de feiras a serem utilizados pelos produtores.
Na manhã desta sexta-feira (22/03), no Gabinete da Secretaria Geral de Governo, foi lançada a segunda etapa do projeto que, na verdade, se trata do lançamento oficial em São Gabriel. Foram entregues documentos ao vice-prefeito Evandro Guedes (que representou o prefeito Roque Montagner) de um termo de cooperação técnica entre a autarquia, a Prefeitura Municipal e a Associação dos Assentados. A intenção é viabilizar, junto com o Executivo Municipal, uma feira com produtos da reforma agrária na cidade.
Um pouco do projeto pode ser conferido durante a realização do Mutirão de Documentação, realizado durante o dia, na Escola Ginásio São Gabriel. Duas feiras foram montadas em frente ao portão de acesso ao campo de futebol, na Avenida Mascarenhas de Moraes, já com os kits sendo utilizados pelos produtores. O superintendente do INCRA, Roberto Ramos, disse que “serão modeladas bancas para fazer uma apresentação melhor dos produtos de reforma agrária”.
De qualquer forma, mesmo antes das bancas com identificação visual, balanças, caixas para acondicionamento de produtos, bonés, aventais e sacolas padronizadas, a comunidade de São Gabriel já aprovou o trabalho desenvolvido pela Associação. O assentado Adélio Hunger, responsável por uma feira, disse que a comunidade aceitou muito bem a proposta. Ele vende o que produz no Assentamento Conquista do Caiboaté e ainda adquire, para revenda, o que os demais colonos produzem. 


MUTIRÃO - O Mutirão de Documentação teve a participação, além do INCRA, do Instituto Geral de Perícias do Governo do Estado do RS, Prefeitura Municipal de São Gabriel - secretarias da Saúde, da Agricultura e Assistência Social, e Emater. Ainda foram realizados atendimentos pela Previdência Social e Defensoria Pública, órgãos que fazem parte dos serviços disponibilizados gratuitamente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.