Coluna-Ponto-de-Vista-1

UNIPAMPA: Projeto de extensão apoia cooperativa de apicultores em São Gabriel

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participou da solenidade na qual o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, entregou um automóvel para a COOAPAMPA (Cooperativa Agrícola do Pampa). O evento ocorreu na manhã de segunda-feira (18) no Gabinete do Prefeito e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e membros da cooperativa, além dos representantes da universidade, professores Andrés Cañedo e Juliano Boldo.
A UNIPAMPA mantém uma parceria com a COOAPAMPA desde novembro de 2011 através do Programa de Atendimento e Capacitação dos Apicultores do Pampa Gaúcho. O projeto de extensão desenvolve ações junto aos apicultores e tem o objetivo de identificar e sanar os diferentes problemas que afetam a produção de produtos apícolas, além de estabelecer políticas regionais que visem o fortalecimento da apicultura como uma das principais atividades econômicas da região do Pampa.
A produção de conhecimento realizada pela universidade é repassada diretamente aos apicultores através de atividades como a atualização sobre as exigências externas para exportação de seus produtos, orientações sobre as flores da região utilizadas pelas abelhas na produção de mel e avaliação da composição das comunidades vegetais potencialmente utilizadas por abelhas entre outras atividades. Ao mesmo tempo, os apicultores ajudam na execução das pesquisas empíricas repassando dados observados por eles no dia a dia.
O Programa conta com a colaboração dos professores/biólogos Juliano Boldo, Suzy Cannes, Ruben Ávila, Jeferson Franco, Andrés Delgado Cañedo (coordenador do Programa) e as técnicas administrativas e biólogas Adriana Sassi e Rutilene Roll.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.