Coluna-Ponto-de-Vista-1

Em nota, Ricardo Bragança diz que o PSB local hoje é um partido acéfalo

Bragança: "Um partido acéfalo ou, melhor dizendo, caduco, jamais alçará voos grandiosos"
Na tarde de hoje, o blog do povo recebeu artigo do ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-presidente de honra do PSDB, o engenheiro Ricardo Bragança, hoje no PSB.
Bragança diz que atualmente o seu partido possui três grupos, Dois deles elegeram seus representantes e, logicamente, um deles foi fadado ao fracasso nas urnas. Confira o que disse, Bragança e tire suas conclusões:
"Quando se fala em PSB, logo vem à mente o vídeo do Eduardo Campos, Governador de Pernambuco, que está sendo veiculado com notória frequência na mídia, para que ele possa ser conhecido pela população, afinal de contas, pelo que tudo indica, será candidato à Presidência da República. 
É um dos partidos que mais cresce no Brasil. Possui três deputados federais, três deputados estaduais e aqui em São Gabriel possui duas vereadoras, sendo que ambas foram eleitas com expressivas votações, em razão dos serviços que prestaram como secretárias municipais. 
Quero trazer à baila o PSB da minha aldeia, de São Gabriel, para mostrar à população o quanto acéfalos estamos em termos municipais e, por outro lado, o quando estamos fortes, pela representatividade que temos no Poder Legislativo, de forma inédita. 
Somos três grupos por aqui. Dois deles elegeram seus representantes e, logicamente, um deles foi fadado ao fracasso nas urnas. Contudo, parece ser o mais congratulado pelos líderes estaduais. Francamente, esperamos que isso mude. Pelo menos seria o mais racional. 
Desde que ingressei ao PSB, em setembro de 2011, percebo uma constante e crescente ausência de diálogo, isto talvez porque as vaidades não permitam. Para alguns, deve ser melhor ditar ordens do que ouvir opiniões. Há quem, em quase 50 anos de vida pública, nunca tenha se prestado a ouvir o outro. E como obteve alguns sucessos com isso, tomou tal prática como um vício. 
Porém, é preciso que se tenha em mente que na política também há prazo de validade. Os políticos, assim como os remédios, por exemplo, precisam ser substituídos por outros mais novos, por ideias modernas, para que haja uma reformulação das mentalidades. Os mais velhos são muito valiosos pela experiência que possuem, mas os mais novos possuem mais vigor e vontade de trabalhar. Não falo isso levando em conta apenas a idade, mas também o tempo que já lhes foi concedido para realizar grandes coisas. 
Na política, assim como na vida, temos um ciclo. As ideias se tornam ultrapassadas, bons gestores passam a ser vistos como gestores temerários aos olhos do Tribunal de Contas, fichas-limpa passam a ser fichas-suja. A antiga política passa a ser obsoleta e, quando isso ocorre, é preciso refletir uma nova forma de pensar politicamente, uma forma atual de se trabalhar pela nossa aldeia. 
Eduardo Campos está fazendo isso sutilmente. Movido pelo desejo de renovação, apresentou-se ao povo brasileiro como alguém que oferece novos ares à política nacional. Precisamos partir do princípio que toda renovação é salutar, para que cheguemos a algum lugar. Porém, para atingir metas de grande porte, precisamos fortalecer nossos filiados, que são a base e a voz do socialismo nos municípios. 
Um partido acéfalo ou, melhor dizendo, caduco, jamais alçará voos grandiosos. Políticos ultrapassados, que utilizam a força que possuíam outrora para servir como cabide de emprego aos seus achegados nunca unirão grupos divergentes em torno de um consenso. 
O PSB de São Gabriel precisa respirar os ares da política gabrielense de forma efetiva, livre das amarras impostas por aqueles que, em pouquíssimo tempo, pousaram por diversas siglas e nada fizeram para fortalecer nenhuma delas. Uma militância dispersada precisa de um líder, alguém que os una e faça acreditar no seu potencial. 
É preciso, antes de qualquer coisa, querer crescer. Esse é o combustível que está em falta no PSB de São Gabriel".

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.