Coluna-Ponto-de-Vista-1

Município busca soluções para animais abandonados

A lei que regulamenta a caracterização de crimes contra animais foi instituída em 1998, mas de lá para cá, pouca coisa mudou em relação ao abandono e maus tratos. A afirmação é da Associação Amigo Bicho de São Gabriel. De acordo com a presidente, Deli Maria Margarites, recentemente, a associação recebeu uma denúncia gravíssima, de atropelamento e descaso. A presidente afirma que fatos como este são corriqueiros e na maioria das vezes, passam despercebidos pela comunidade. “Precisamos conscientizar as pessoas tanto as que cometem esse tipo de crime quanto ao restante da comunidade que presencia esses acontecimentos. É preciso que casos assim sejam denunciados e que as os responsáveis sejam punidos”, asseverou.
Com inteira consciência dos problemas que envolvem a questão, o Governo do Município busca soluções de apoio à associação e de solidariedade aos animais. No dia 16 de abril, última terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma audiência com a Associação Amigo Bicho para traçar metas de ação no sentido de coibir crimes contra os animais em São Gabriel. Durante a conversa informal realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal da Saúde, ficou definido que a primeira providência será uma campanha de conscientização. Por meio da conversa com a comunidade, bairro a bairro, a Prefeitura e a Associação pretendem esclarecer sobre os cuidados com os animais, as ações que caracterizam crimes, e ainda, a importância da denúncia de maus tratos.
O trabalho de conscientização da comunidade começa na próxima segunda-feira (22), dia em que várias equipes formadas por representantes do Poder Executivo e da Associação Amigo Bicho vão se reunir às 14h, na Praça Camilo Mércio e logo seguem para a Vila Baltar, onde será dado início a conversa com a comunidade.
Participaram da reunião que definiu as medidas protetivas aos animais, o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Azevedo Ferrony; o Secretário de Obras e Meio Ambiente, Felipe Abib, o Secretário de Agricultura, João Francisco da Cunha, a Coordenadora Administrativa da Saúde, Elizandra Obaldia Guedes, o coordenador da Vigilância Sanitária, Alfredo de Oliveira Neves e também alguns representantes da Associação Amigo Bicho: Vitor Jorge Righi, Márcia Britto, Vanda Conceição Gonçalves.

Saiba mais - Caracterizam crime contra os animais com pena que varia de seis meses a um ano e multa: Abandono de animais e ninhada; agressão física e atropelamento proposital; golpear ou maltratar animal; envenenamento; manter o animal sem condições de higiene; cachorro preso em corrente o dia todo; cachorro preso no quintal pequeno e sem abrigo; não procurar um veterinário quando o animal adoecer; utilizar animais em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; sacrifício de animais em rituais religiosos; lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas; alimentar animal de forma precária.
Em São Gabriel as denúncias bem como pedido de informações devem ser feitas ao telefone da Associação Amigo Bicho (55) 84129744.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.