Coluna-Ponto-de-Vista-2

Boate Kiss: Município, Estado e Ministério da Saúde avaliam ações realizadas em Santa Maria, desde janeiro deste ano

Fechando os três meses após o incidente na Boate Kiss, ocorrido em 27 de janeiro, a Secretaria de Município da Saúde, em conjunto com o Ministério da Saúde e Governo do Estado promove nesta quinta (2) e na sexta (3) uma avaliação do trabalho realizado até o momento, e uma projeção da nova fase que se inicia na atenção psicossocial e do cuidado clínico.
Para a realização do trabalho foram programadas “Rodas de Conversas” mediadas pela psicóloga do Ministério da Saúde, Débora Noal, que é sanitarista e especialista em tragédia. A atividade iniciou nesta quinta-feira (2), às 14h, com uma reunião na sede da Secretaria de Município da Saúde. Teve continuidade com um encontro com a direção do Hospital Universitário (Husm) e, no final do dia, encerrou com o acolhimento dos funcionários na nova sede do Acolhimento 24 horas, localizada na Rua Tuiuti, 1026.
O evento continua nesta sexta-feira (3), a partir das 8h30, com uma reunião com a Gestão da Secretaria de Município Saúde e com a Defesa Civil, na Sala de Reuniões da Secretaria de Município da Saúde, localizada na Avenida Medianeira, 355. (conferir programação abaixo)
A coordenadora das Políticas de Saúde Mental do Município, Adriana Krum, explica que a psicóloga Débora Noal, ex-integrante dos Médicos Sem Fronteira deverá fazer um diagnóstico da situação atual e ver como o município está construindo as redes de cuidado, tanto na parte clínica como no Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidentes – CIAVA, do Husm, bem como na Atenção Psicossocial.
Sobre a nova fase em que se encontra o serviço, Adriana informa que já existe um diagnóstico situacional dos quadros clínicos dos sobreviventes e de todos os trabalhadores que atuaram na crise. “Agora temos um banco de dados clínicos, com ações de pneumologia, oftalmologia, e a atenção psicossocial”. A próxima etapa, segundo a coordenadora, consiste em buscar as pessoas que ainda não acessaram estes serviços, que estão resistentes. Este trabalho também deverá contar com a participação da Associação dos Familiares. “O SUS é para todos e a gente está de portas abertas para construir esta rede de cuidados”, garante a gestora municipal.
A psicóloga Débora Noal, como membro da organização Médicos Sem Fronteira, acompanhou o trabalho que foi realizado em Santa Maria desde os primeiros momentos após a tragédia. Atualmente foi contratada pelo Ministério da Saúde e está com um olhar na Região Sul. “Ela vai representar o Ministério em todos os eventos de incidentes de desastres, porque ela tem a experiência dos Médicos Sem Fronteiras, então ela vem para fazer um prognóstico de ação e nos ajudar no planejamento para as ações futuras”, conclui Adriana.


Agenda

Sexta-feira (3)

8h30 às 10h30 - Reunião com a Gestão da Secretaria de Saúde do Município de Santa Maria e Defesa Civil - Sala de reuniões da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.