Coluna-Ponto-de-Vista-1

APROVADO: Ensino Municipal alcança bons resultados na Provinha Brasil 2013

De 3 a 7 de junho alunos do 2° ano da Rede Municipal de Educação participaram do exame que avalia o sistema de educação durante o primeiro ano do Ensino Fundamental. A Provinha Brasil, elaborada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação, é uma ferramenta que tem como objetivo garantir a alfabetização nos três primeiros anos do Ensino Fundamental e avalia especialmente, o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Em São Gabriel, dos 441 alunos que realizaram a provinha de leitura, 57% alcançaram o nível 5, o que corresponde um excelente desempenho de aprendizagem; 28% alcançaram o nível 4, o que demonstram domínio de leitura e os 15% restantes ficaram entre os níveis 3 e 5, que significa que conhecem o sistema alfabético, mas ainda não dominam a leitura e a escrita. 
Dos 442 alunos do município que fizeram a Provinha Brasil de matemática, 83% alcançaram o nível 5, o que comprovou o domínio dos conceitos matemáticos desta fase; 12% chegaram ao nível 4, no qual relacionam o número, a quantidade e realizam operações simples. Os 5% restantes estão em fase de construção do sistema numérico. Outro dado importante é que a Provinha Brasil oferece a relação idade/série. O resultado revelou que 72% dos alunos do 2° ano da rede municipal se encontram na faixa etária correta, 7 anos; 21% tem 6 anos; 6% estão entre 8 e 9 anos e somente 1% estão em defasagem idade/série (com mais de nove anos). As idades têm como referência 30 de março. 
Para a secretária de Educação, Nilvanês Jobim, o resultado mostra que a Educação Municipal de São Gabriel está no caminho certo. “Não somos nós que estamos falando, este é o resultado de uma avaliação séria. A Provinha Brasil é o termômetro da qualidade dos primeiros anos do ensino. Temos plena consciência que além do resultado positivo, precisamos buscar melhores resultados com as menores porcentagens, mas com certeza nossa meta é a qualidade da educação em todos os níveis”, finalizou a secretária.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.