Coluna-Ponto-de-Vista-1

Show de Talentos Gabrielenses no lançamento do Projeto “Fábrica de Gaiteiros” de Renato Borghetti

Anunciado há exatamente um ano, finalmente São Gabriel colocou em prática projeto "Fábrica de Gaiteiros", através de uma parceria entre o Governo Municipal, Fundação Instituto Renato Borghetti e Celulose Riograndense. A solenidade aconteceu no Conservatório Municipal com a presença do prefeito Roque Montagner, do vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes, do músico e gaiteiro Renato Borghetti, do gerente industrial da Celulose Riograndense Renato Rostirolla, secretários municipais e pais dos futuros alunos da Fábrica de Gaiteiros. A sala onde será desenvolvido o projeto Fábrica de Gaiteiros, no Conservatório Municipal de Música Iza Meyer, foi inaugurada com o descerramento de uma placa. Borghetti e o prefeito fizeram o lançamento oficial.
Renato Borghetti disse que o Fábrica de Gaiteiros é um projeto de vida e garantiu que não visa lucro financeiro. "O nosso lucro é ver essa gurizada tocado", comentou. Borghetti ainda agradeceu o prefeito Roque Montagner pelo apoio e "por ter dado um voto de confiança ao projeto". O prefeito considerou o ato como “um momento importante. Com essa iniciativa do Borghetinho, em breve, vamos ter talentos extraordinários que vão encantar e representar o nome de São Gabriel. Estas crianças vão ter na vida delas, com certeza, como referência forte o Borghetinho”.
Durante a solenidade de lançamento do projeto, crianças e adolescentes assumiram os papeis de protagonistas da festa. Mas em todos os momentos, a gaita ponto, a estrela do evento, se fez presente.
Representando os alunos do projeto, o menino João Vitor Bueno Nunes demonstrou já ter muita intimidade com o instrumento musical. Ao lado de Borghetti, o menino tocou “Milonga para as Missões”, de Gilberto Monteiro. Também se apresentou a dupla de trovadores Paulo Elizandro e Dhiuliel (Turco) e crianças bailarinas da Acadêmia Valéria Lacerda.
As aulas começam na próxima segunda-feira. O programa estabelece um cronograma de atividades de uma hora semanal por aluno em um período de 11 meses. As ações do projeto acontecem entre 8h e 12h e das 13h30min e 17h30min, de segunda à sexta. O gaiteiro Eduardo Garcia, 30 anos, será o professor dos meninos.
São Gabriel é o quinto município a adotar o projeto. O Fábrica de Gaiteiros já é desenvolvido em Guaíba (cidade onde tudo começou), Barra do Ribeiro, Porto Alegre e Tapes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.