Coluna-Ponto-de-Vista-1

IV Seminário municipal de prevenção à violência

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, (20) no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza o IV Seminário municipal de prevenção a violência, evento promovido pela prefeitura de Bagé através do GGI-M, em parceria com o Conselho de Segurança Comunitária- CONSEG. A ação conta ainda com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, Câmara de Vereadores, FADISMA, OAB, UNIPAMPA, Faculdades IDEAU, Anversa e Grupo JW.
Durante o evento aconteceram três mesas de discussão onde foram abordados os temas: “Segurança pública como política pública de Estado”, “Gestão integrada e participativa de segurança”, e “Cidadão(a) como agente de transformação social”.
Na abertura do evento, o presidente do CONSEG Josué Monteiro, falou sobre a criação do conselho no ano de 2009, e que inicialmente o órgão tinha como missão apoiar o policiamento comunitário em cada bairro. Mas explicou que depois disso, se deu a necessidade de centralização do conselho que hoje abrange toda a cidade. Também relatou a parceria com a prefeitura municipal, especialmente através do GGI-M. “Sou líder comunitário há oito anos e pude perceber que somente através da mobilização e do diálogo que podemos mudar nossa realidade. E é para isto que estamos aqui hoje”. 
O Coronel Mario Olin, comandante do policiamento comunitário do Estado, representou o secretário estadual de segurança pública Airton Michels e durante sua fala parabenizou o município de Bagé por promover este encontro. Olin destacou o protagonismo da cidade de Bagé em discutir as questões de segurança pública.Outras questões abordadas por Olin foram o combate à violência doméstica e o aumento da criminalidade entre os jovens. Olin também, em nome do secretário Michels, fez três importantes anúncios para a cidade de Bagé:
Implantação da Patrulha Maria da Penha: Política pública de estado que visa atuar próxima as mulheres vítimas de violência doméstica e com medidas protetivas.
Criação da Delegacia da Mulher
Implantação do projeto de Polícia Comunitária
O prefeito Dudu Colombo, comemorou os importantes anúncios feitos pelo Governo do Estado e falou que o tema de segurança pública é de fundamental importância em sua gestão: “Se tem algo que não conseguimos viver é sem segurança pública por isso chamamos este debate e responsabilidade também para o município e já implantamos importantes programas como o Mulheres da Paz, Mediação Comunitária e Ampliação do Video-monitoramento,entre outros. Estas ações visam promover mais segurança entre as nossas comunidades e para nossos cidadãos”. Dudu também falou sobre a implantação do Observatório da Criminalidade em Bagé, que visa descobrir aonde estão os maiores problemas de violência no município.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.