Coluna-Ponto-de-Vista-1

Balada Segura inaugura comitê em Alegrete nesta quarta-feira

Alegrete será o próximo município gaúcho a receber um comitê da Balada Segura. Será nesta quarta-feira (24), com a presença do presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer. Reunindo todos os parceiros mobilizados no último dia 17 - quando as áreas de Educação, de Fiscalização e de Comunicação Social da Autarquia realizaram uma sensibilização junto à comunidade -, o Comitê tem o objetivo de desenvolver ações complementares à fiscalização, como blitze educativas e outras atividades de conscientização. 
O evento de lançamento acontecerá às 10h30min no Salão Azul do Centro Administrativo, localizado na rua major João Cezimbra Jaques, 200, e terá ainda a presença do prefeito Erasmo Guterres da Silva e da vice-prefeita Maria de Fátima Mulazzani. 
O Comitê integra entidades ligadas à educação para o trânsito, Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores, Centros de Formação de Condutores (CFCs), Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs), educadores e instituições de ensino, sindicatos lojistas, meios de comunicação, clubes de mães e associações comunitárias, entre outros grupos representativos da comunidade. A ideia é que esses grupos tragam seus conhecimentos e experiência, envolvendo-se na missão de reduzir acidentes e mortes no trânsito. O Detran/RS pretende instalar comitês municipais em todas as cidades onde a operação é realizada. 
Alegrete o segundo município a criar seu comitê, uma semana após Rio Grande e o terceiro a implantar a Operação Balada Segura - que inclui ações de educação e conscientização, a par das blitze de fiscalização. Neste momento, a intenção é integrar a comunidade, incluindo representações do comércio e da área de ensino, lideranças comunitárias e imprensa. Em uma reunião com as lideranças comunitárias, foram apresentados o projeto, seus objetivos e os resultados já conquistados. 
Quando completou um ano de seu início em Alegrete, a Operação Balada Segura já havia vistoriado 7% de sua frota de 29.388 veículos, ou 2.074 veículos, nas 32 blitze realizadas no período. Sendo um conjunto de ações cujo foco principal é o combate à alcoolemia, foram realizados 1.982 testes com etilômetro - ou seja, 8% dos 24.526 condutores habilitados do município foram convidados a soprar o bafômetro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.