Coluna-Ponto-de-Vista-2

Conferência Intermunicipal da Educação mobiliza cerca de 200 profissionais em São Gabriel

Evento lotou o Auditório da Escola XV de Novembro no último sábado.
Uma grande mobilização em prol da educação foi realizada no último sábado (29), no município. A Conferência Intermunicipal de Educação reuniu as comunidades escolares de São Gabriel e Santa Margarida do Sul. O objetivo maior foi discutir as políticas públicas voltadas à Educação, coletar ideias, anseios e sugestões de mudanças para o Plano Nacional da Educação que será revisto durante a Conferência Nacional de 2014, em Brasília.
O Plano Nacional da Educação é o documento de referência para as discussões. O Plano é revisado e repensado a cada 10 anos. Das conferências municipais, intermunicipais, e estaduais, podem ser propostas emendas aditivas, supressivas, substitutivas ou ainda, novas emendas. Entre as propostas da comunidade Escolar de São Gabriel e Santa Margarida do Sul, se destaca a emenda aditiva que garante a fiscalização efetiva e eficiente para o transporte escolar, bem como exige motoristas e monitores capacitados, e que esses benefícios contemplem os povos do campo, das florestas, das águas, Comunidades Quilombolas, Indígenas e estudantes oriundos de assentamentos e em todas as suas diversidades.
Também da Conferência Intermunicipal foram eleitos 14 representantes dos municípios de São Gabriel e Santa Margarida, sendo sete titulares e sete suplentes, que irão levar as referidas emendas a etapa estadual da CONAE 2014, que acontece no mês de outubro em Porto Alegre. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Educação, órgão realizador da Conferência, Jorge Vanderlei Carvalho Silva, a grande participação do público correspondeu à expectativa do Conselho. O vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes, ressaltou a grande importância da discussão, destacando, que a Educação é uma das prioridades do governo. “Mesmo frente às dificuldades em que assumimos a prefeitura, elegemos as questões da educação como prioritárias, honramos o pagamento do Piso Nacional e pretendemos seguir dando todo o suporte para educadores e educandos do município”, enfatizou Evandro.
Para a secretária de Educação Nilvanês Jobim, a movimentação bem como os resultados da Conferência foram positivos. “Foi o momento em que as pessoas envolvidas pararam para pensar, discutir e implementar as demandas dessa área tão decisiva na sociedade que é a Educação. Foi um momento de ajustes positivos. São Gabriel respondeu à altura a convocação. Não podemos deixar de registrar também a grande contribuição da Universidade Federal do Pampa. Elaboramos emendas, sugerimos mudanças e isso é sinal de que existe motivação para a busca de uma educação cada vez melhor”, finalizou a secretária.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.