Coluna-Ponto-de-Vista-2

FIMP encanta bajeenses ao som da música erudita na noite de domingo


Bagé - Nem o frio impediu que o Teatro do Complexo Cultural Dom Diogo de Souza lotasse de bajeenses para assistir a noite de abertura dos concertos do Festival Internacional Música no Pampa (FIMP). Ontem os protagonistas foram os professores desta 4ª edição e a orquestra do FIMP. Contudo, a homenageada da noite foi a professora e pianista Gelci Porto Médici.
Na ocasião, o prefeito Dudu enfatizou que o FIMP engrandece a cidade. “Estamos muito orgulhosos com mais esta edição. O festival pertence aos bajeenses para que possam apropriar-se desta modalidade cultural. O FIMP Pampa é mais um fortalecimento das políticas públicas de acesso à cultura, que traz também o componente da inclusão, com apresentações em diferentes entidades de nossa cidade”, destacou.
O maestro Jean Reis definiu o festival como um encontro de amizade e agradeceu ao Governo Municipal e a todos os apoiadores do FIMP que não mediram esforços para a concretização do evento. “Além disso, toda a comunidade se mostrou ativa em todo o momento e está de parabéns”, salientou.
O Secretário de Estadual de Cultura Luiz Antonio de Assis Brasil, esteve presente no evento e salientou que o Governo do Estado se alegra em ter festival musical no pampa. “É um evento que já nasce fazendo tradição”,complementou. O prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço que estava acompanhado da primeira-dama, Cláudia, fez questão de prestigiar a abertura do FIMP e convidou o prefeito Dudu para assinar o acordo de irmanamento entre as cidades em janeiro de 2014. 
“É uma grande satisfação estar aqui hoje e ver que as cidades irmãs tem pontos de vista culturais muito comuns”, acrescentou. Também participaram da abertura, a primeira dama Silvana Caetano, o secretário de Cultura Sapiran Brito e o vice-prefeito Carlos Alberto Fico e sua esposa Marlisa Fico.

Apresentações da noite
A equipe de professores que abrilhantou a noite é composta pelos violinistas Cármelo de los Santos e Jean Reis, o violonista Renato Bandel, o violoncelista Viktor Uzur e pelo contrabaixista Marcos Machado. Já a orquestra do FIMP contou com a regência do maestro Jean Reis e do solo do violinista Alejandro Drago.
O festival se estende até sexta-feira, 26. Hoje, o concerto inicia às 20h, no Teatro do Complexo Cultural Dom Diogo de Souza. Desta vez, a apresentação fica à cargo do franco-georgiano pianista Guigla Katsavara.

Alunos
De acordo com a integrante da equipe organizadora pelo Município do FIMP, Jocimara Gomes dos Santos, a estimativa do número de inscrições para o festival gira em torno de cem alunos, sendo que 21 são bolsistas, vindos das mais diversas localidades, entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Uruguai, Argentina e Dakota/EUA.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.