Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura e Corsan inauguram sistema de esgoto no Bairro N. Sra. de Lourdes e autorizam início das obras em Camobi

Santa Maria - Duas obras prometem mudar a realidade do saneamento básico de Santa Maria. Uma, concluída. Outra, por iniciar. O prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Estado de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, e o presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Tarcisio Zimmermann, inauguraram o sistema de esgoto sanitário do Bairro Nossa Senhora de Lourdes e autorizaram o início das obras de esgotamento em Camobi, na manhã desta segunda-feira (29), em duas solenidades distintas.
Para o prefeito, as relações entre a prefeitura e a companhia melhoraram substancialmente. “As relações entre a prefeitura e a Corsan, de fato, eram muito intensas. O lucro líquido da Corsan em Santa Maria é exponencial. E nós, com justiça e com razão, reclamávamos que este lucro exigiria desta empresa uma atenção especial à nossa cidade. Isto não acontecia. Agora, justiça se faça, houve uma melhora substancial nesta relação. E, com a mesma intensidade que no passado criticava, agora me sinto no dever de agradecer”, frisou Schirmer.
O chefe do Executivo foi mais além e lembra que, há pouco mais de três anos, esteve prestes a romper o contrato com a companhia. “Estamos começando a trilhar o caminho da cooperação e da compreensão”, comentou. Esta é a visão do secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, que será o responsável pela fiscalização da obra. “Santa Maria é a menina dos olhos da Corsan. Era injustificável a falta de investimentos. Agora, temos uma nova realidade", comentou.
O presidente da Corsan lembrou que o índice de tratamento de esgoto na cidade atinge 48% do território. “As obras de saneamento básico são as mais difíceis de executar no espaço urbano, pois geram muito transtorno à comunidade. Santa Maria já é a cidade do Estado com maior índice de esgoto tratado. Chegaremos a mais de 80% com estas obras”, explicou. Zimmermann aproveitou para pedir compreensão por parte dos moradores nos próximos dois anos – prazo de execução da empreitada. “Sejamos pacienciosos com esta obra”, sinalizou.
O secretário Frison enalteceu os investimentos feitos pela Corsan em todo o Rio Grande do Sul, salientou o crescimento no índice de cobertura de tratamento de esgoto no Estado e lembrou os compromissos firmados com o prefeito. “É uma alegria estar aqui. Estamos entregando uma obra e iniciando outra depois de muita ‘briga’, pois é direito do prefeito de reivindicar e cobrar melhorias nos serviços prestados”, comentou.
Prestigiaram os atos, também, o superintendente regional da Corsan, Júlio do Espírito Santo, o deputado estadual, Valdeci Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno, os vereadores Anita Costa Beber, Daniel Diniz, Jorge Trindade, Luciano Guerra, Marta Zanella e Tavores Fernandes, o coordenador regional de Camobi, Vacile Zimmermann, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro, e representantes do deputado federal Paulo Pimenta e do secretário de Estado, Fabiano Pereira.
Uma nova realidade no Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Os moradores do Bairro Nossa Senhora de Lourdes já vivem uma nova realidade no saneamento básico e no abastecimento de água. Isso porque, a Corsan concluiu as obras de esgotamento sanitário na região. O valor da empreitada foi de R$ 2 milhões e levou pouco mais de seis meses para ser concluída. A implantação do esgoto beneficia aproximadamente 1,5 mil pessoas da região e garante a coleta de 100% do esgoto local.
Pedido histórico da comunidade, Camobi será beneficiada com sistema de esgoto.“Este é um dia muito especial para Camobi”. As palavras do prefeito Cezar Schirmer reiteram a importância do início das obras de esgotamento sanitário no Bairro Camobi. Isso porque, foram anos de reinvindicações por parte da comunidade e do próprio chefe do Executivo, que chegou a ameaçar romper o contrato com a Corsan caso não fosse efetivada a obra na região Leste da cidade. E, nesta segunda, a realidade mudou.
Pelos próximos dois anos, Camobi se tornará um canteiro de obras. Somados, os investimentos totalizam R$ 36 milhões. Durante o ato, que aconteceu em frente a Escola Estadual Margarida Lopes, o prefeito, o secretário de Estado e o presidente da Corsan assinaram os contratos para aquisção de materiais para a ampliação do Sistema de Abastecimento e para a execução da Adutora da RS-509.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.