Coluna-Ponto-de-Vista-2

Santa Maria: Charge no Trânsito encerra segunda etapa com última oficina, na quinta, na EMEF Padre Nóbrega

A II edição do projeto Charge no Trânsito, que faz parte do Programa de Segurança e Educação para o Trânsito- Educa Trânsito, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, chega ao final da segunda etapa, com atividades, nesta quinta-feira (4), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Nóbrega, localizada no KM3. A partir das 8h, os alunos das turmas de 8º e 9º anos terão orientações sobre o processo de elaboração de uma charge, com o cartunista e arquiteto Fábio Vasconcellos (Vasc) e palestra sobre comportamento seguro no trânsito, com o Agente de Trânsito Paulo Lopes. 

A coordenadora do Educa Trânsito, Lelia Toffoli explica que a terceira etapa do programa já está acontecendo nas outras escolas participantes do projeto Charge no Trânsito, cujos alunos já foram orientados nas oficinas e palestras. “Agora, em suas práticas pedagógicas, os professores estão trabalhando com os alunos a temática trânsito, vinculada com a elaboração da charge”. Lelia explica que esta é uma grande oportunidade de aliar um bom traço, que muitos alunos já têm, à ideia do comportamento seguro no trânsito.
O projeto Charge no Trânsito conta com a parceria do Jornal A Razão, da Rádio Santamariense, da Secretaria de Município de Educação e do chargista Fábio Vasconcellos (Vasc), que ministra as oficinas e ensina as técnicas para elaboração da charge aos alunos. O lançamento aconteceu em junho e o encerramento, com a premiação dos trabalhos, ocorre no mês de agosto.
Lelia reforça que o objetivo do projeto é proporcionar aos alunos a elaboração de charges no contexto do trânsito, dando uma ilustração satirizada para os acontecimentos mais corriqueiros da relação entre os usuários das vias públicas. O enfoque, segundo Lelia, é a observância quanto ao cumprimento das Normas Gerais de Circulação e Condutas, elencadas no Código de Trânsito Brasileiro CTB e do Meio Ambiente, proporcionando uma transversalidade da temática nas diferentes áreas do conhecimento.
Confira as próximas etapas

3ª Etapa
O professor, em sua prática pedagógica, ofertará subsídios para a elaboração da charge na temática “trânsito” com o contexto nas relações dos usuários das vias, observando o cumprimento das “Normas Gerais de Circulação e Condutas”, elencadas no Código de Trânsito Brasileiro CTB e do Meio Ambiente. Durante a prática educacional de Educação para o Trânsito, em sala de aula, neste momento pedagógico acontecerá a transversalidade do tema, perpassando pelas diferentes áreas do conhecimento.

4ª Etapa
A escola escolherá 10 trabalhos de cada nível escolar (10 do 8º ano, 10 do 9º ano e 10 da EJA) para serem selecionados pela Comissão Julgadora do Projeto “Charge no Trânsito” do Programa de Segurança e Educação para o Trânsito Educa Trânsito, para a divulgação e publicação no Jornal A Razão e ,caso possível,nos demais meios de comunicação.

5ª Etapa
Composição da Câmara de Vereadores
Representante da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana
Representante da Gerência de Trânsito e Mobilidade Urbana (GTMU)
Representante da Secretaria de Educação (SMED)
Representante da Rádio Santamariense
Representante do Jornal a Razão
Chargista Fabio Vasconcelos - VASC

6ª Etapa
Serão publicados três trabalhos do 8º ano, três do 9º Ano e três da EJA, para serem divulgado nos meios de comunicação.

Avaliação
Será considerado o objetivo alcançado se os educandos conseguirem contextualizar os comportamentos habituais dos usuários das vias, levando em consideração a observância quanto ao cumprimento das “Normas Gerais de Circulação e Condutas”, elencadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Meio Ambiente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.