Coluna-Ponto-de-Vista-1

Audiência Pública é marcada por muita polêmica. Município garante que escola não será fechada mas sim, ampliada

Grande público lotou o plenário na noite de hoje
Fotos: Carla Proença/Coluna Ponto de Vista
A polêmica em torno do fechamento ou não da Escola Especial Nossa Senhora das Graças teve mais um capítulo na noite de hoje com a realização da Audiência Pública convocada por pais dos alunos e pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores. 
O Plenário da Câmara esteve lotado, com a presença de pais, funcionários da Secretaria de Educação e comunidade em geral. Diversos cartazes de manifestação contra o fechamento foram levadas ao plenário.
A noite no Legislativo foi marcada por diversas manifestações como do Pastor Cláudio Moreira, que representando a Comissão de Educação, presidida pelo vereador Maninho, defendeu a permanência da escola.

Daniela Saraiva
"Em 2009, este mesmo grupo que hoje governa lutou pelo fechamento de uma escola", disse.
Daniela Saraiva, mãe adotiva de Diógenes, salientou que um abaixo-assinado com 4 mil nomes tem sua força e disse que se sentiu expulsa da escola quando foi convidada a retirar no dia 31 de julho.
"Porque o município não tem interesse de manter a escola aberta?", questiona.


Naizy Machado

Representantes da Secretaria de Educação também se manifestaram. A professora Naizy Machado defendeu a inclusão como forma de acabar com a discriminação, para isso, tendo a força e coragem, para trazer os alunos à luz da vida social, sendo contraposta pela psicopedagoga Denise Alvarez, que disse que não é desta forma que é feita a inclusão.

Denise Alvarez
A professora Jaqueline Pinheiro também defendeu a inclusão como forma de respeito, bem como a professora Patrícia Pozzatti. Também se manifestaram a professora Carolina Andreazza e a Diretora da Escola Telmo Borba de Menezes, Elenise Lopes Monteiro, que leu a manifestação em favor da inclusão da senhora Silvia Solange Fortes Cabreira.

Jaqueline Pinheiro
Patrícia Pozzatti
Carolina Andreazza
Elenise Lopes Monteiro
"Meu filho não nasceu para ser escondido só precisa ser bem atendido", dizia um trecho da manifestação que também está disponível nas redes sociais.

Cilon Lisoski
Por parte dos vereadores, Cilon Lisoski, enfatizou que os alunos que não puderam ser incluídos terão o total apoio da Pró-down.

Eliara diz que todo mundo é capaz de aprender
Daniela diz que na escola regular seu filho não aprendeu nada
Voltando às manifestações do público, a professora Eliara diz que todo mundo é capaz de aprender e de ser incluído, sendo interrompida por Daniela que disse que seu filho na escola regular não aprendeu nada.

Guilherme: "A senhora não tem medo de perder o emprego?"
Um ponto polêmico da noite, foi quando a Diretora da Escola Nossa Senhora das Graças se manifestou em favor do fechamento e sendo questionada pelo Secretário Guilherme Abib se a mesma não teria medo de perder o emprego, o que foi tão logo respondido que não, visto que ela é concursada.

Paulo Ricardo Borges com seu filho
As manifestações seguiram com o Sr. Paulo Ricardo Borges, que compareceu juntamente com seu filho que não ouve e nem fala para pedir que a escola não feche.

Vando Melo
Após, foi a vez do líder comunitário Vando Melo que disse que os alunos especiais sofrerão bullying em outras escolas. "Tudo pode ser resolvido com entendimento, pois conheço a realidade das escolas", declarou.

André Lemes
O Vereador André Lemes questionou se será que nossas escolas e professores estão preparados. "Quem é especial, precisa de tratamento especial", disse.

Helena, da Pró-down
Por parte da Pró-down a senhora Helena disse que ninguém vai assumir a ONG, nem mandar nela, tão pouco fundi-la. "O prefeito nos propôs que nos mudemos para lá afim de termos um total apoio, bem como a melhora na infra-estrutura", declarou.

Clair Bete questionou postura do vereador
A questão da preparação ou não foi questionada durante a manifestação da professora Clair Bete. "De 2009 a 2012, a escola tinha poucos alunos e os professores não estavam preparados. Porque só agora se discute isso?", declarou. Bete ainda questionou a postura do vereador Maninho dizendo que ela era experiente e que ele deveria pôr ordem para que vaias, interrupções e manifestações do tipo não ocorressem, sendo na sequência ironizada pelo vereador. "No alto de sua experiência, pode prosseguir", disparou.

Renato Silveira
Após, Bete, o ex-assessor da Casa, Renato Silveira, se manifestou fortemente contra o governo municipal. "O governo está de parabéns. Em pouco tempo já desapropriaram, fecharam escola, por isso pedi demissão, me desiludi com a política. Queria questionar o prefeito, mas ele não veio". Renato então questionou a secretaria Nilvanês Jobim sobre como ficará a escola.


Nilvanês disse que atualmente a escola não tem apoio técnico e com o convênio com a pró-down terá. "Ninguém vai ficar em casa", declarou.


O vereador tucano Marcos Vieira, se disse surpreso com a postura do prefeito pois, em reunião com ele e o vereador Chiquinho garantiu que não ia fechar a escola e completou: "O pai que tem um filho especial é um pai especial", finalizou.


Já a vereadora Karen Lannes também se manifestou surpresa pois, segundo ela, foi a secretária Nilvanês  que garantiu que não ia fechar.
"Quem mentiu a senhora ou o prefeito", questionou Lannes.
A secretária Nilvanês disse que não é de mentir e que apenas analisou melhor a situação e completou: "A escola não vai fechar vereadora, o prédio vai seguir lá e sendo apenas ampliada para melhor atender as necessidades dos alunos", rebateu.


Já a vereadora Neca Bragança diz que conhece muito bm o trabalho da Pró-Down: "Nunca devíamos ter ouvido vaias aqui, o que está em jogo são as crianças. O Executivo vai se empenhar para isso e nós vamos cobrar", disse.
A Secretária Nilvanês voltou a falar dizendo que serão incluídos menos de 11 alunos e mais 17 do EJA. "Até o fim do ano todos serão incluídos e se seus pais quiserem estar juntos não tem problema", disse.


O Conselheiro Tutelar, Filipe Arnld também se manifestou favorável a inclusão em seu pronunciamento. "Tem que incluir sim", declarou.


A Presidente do Poder Legislativo, Sandra Xarão, disse duvidar que alguém ali presente fosse contra a inclusão.
"Eu não discrimino ninguém, cor, sexo, etc. Duvido que alguém seja contra a inclusão. As vaias foram muito feio. Bullying ocorre em qualquer lugar porque o mundo não está preparado" disse.


O vereador Beka disse que é contra porque é na escola especial que se prepara essas crianças.


A oposição falou também através dos vereadores Marcos Vieira e Sildo Cabeira que pediram ao Prefeito Roque que repense a decisão.
O Secretário Guilherme Abib disse que esta é a decisão mais acertada.


"Nós vamos preparar o melhor para as crianças. O município não quer concorrer com Pró-Down, até porque não teríamos os recursos para da tudo que ela pode dar como equoterapia, ônibus adaptado, fonoaudiologia e tudo que precisarem", declarou Guilherme que se dirigiu ao vereador Marcos afirmando que se o mesmo tivesse ido a reunião e não manda uma assessora saberia bem do que se trata.
"Não podemos concorrer com uma ONG mas afirmo q os alunos devem se matricular na rede pública de ensino", finalizou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.