Coluna-Ponto-de-Vista-2

Sambista gabrielense é homenageado em site carnavalesco

Marcel é destaque do site
O Bacharel em Direito e compositor Carnavalesco, Marcel Bastianello ou Marcel da Cohab como é mais conhecido foi notícia no site Setor 1, que trata exclusivamente de carnavalesco. A reportagem que reproduziremos abaixo está no link http://www.setor1rs.com.br/2013/08/o-sambista-de-sao-gabriel.html. Vale a pena ler porque este merece.

O sambista de São Gabriel
Em épocas de festivais alguns pensamentos nos vem a cabeça. Um deles é sobre como existem bons compositores em todos os cantos do nosso estado. Gente que luta a muitos anos na área, muitas vezes sem reconhecimento e segue compondo para o povo cantar!
Em meio a estes pensamentos conhecemos Marcel, um sambista que mesmo vivendo na região da fronteira, onde a música gaucha impera, soube achar inspiração para compor para escrever sambas campeões.
Em 2013 Marcel da Cohab completou 10 anos de sambas enredo no carnaval. São cerca de 60 sambas com parceiros (e amigos) de nome no carnaval de São Gabriel como Totty, Jukinha do Império, Diego Neves, Ricardo Moreno (a parceria mais freqüente, são cerca de 50 sambas juntos) e até o cantor nativista Rogério Melo.
Marcel é apaixonado por sambas enredo. Na sua infância, no Bairro Menino Jesus (Cohab, zona norte de São Gabriel, região da campanha) colecionava discos e adorava ler as letras e os nomes dos compositores. Lá já brincava na rua de Escola de Samba com latões de chocolate em pó, ganzás feito de arroz em latinhas de refrigerante e chocalhos feitos em cabos de vassoura com pregos e tampas de garrafas.
“Acompanho o carnaval o ano todo, ouvindo sambas enredo, vendo desfiles e acompanhando o que os críticos escrevem sobre sambas”.


Começou trabalhando na Escola de Samba Império da Zona Norte que ensaiava ao lado de sua casa, mas a chance esperada (de ser autor de samba) veio no bloco Leão de Ouro em 2003. O Celso (Celso paz, sambista e apresentador do programa O Show Tem que Continuar, na RBC FM) me apresentou pro Ricardo Moreno e disse “vocês vão fazer um samba juntos”. “Esse “um samba” já são cerca de 50 sambas juntos, acabamos criando uma afinidade no samba que foi levada pra vida. Hoje quando um vai fazer um trabalho, leva o outro e vice versa. Há entidades que já contratam os dois de uma vez só.”
Em 2013 a dupla emplacou 10 nos quatro sambas de São Gabriel, sendo que tiveram a felicidade de serem autores do hino campeão da categoria blocos, em homenagem aos Mamonas Assassinas (Bloco Diretoria).


Para 2014 o trabalho vai a mil, tem tema sendo desenvolvido sobre Chico Xavier e Zeca Pagodinho, uma parceria sendo costurada com Hugo Fiscal da Grande Rio, além de um samba sobre ditos populares que deve ir pra avenida em São Gabriel.
Em 2012 e 2013 a parceria de Marcel teve sambas em Canoas (Estado Maior da Rio Branco) e Cachoeirinha (Rosas de Ouro). “O objetivo é fazer carnaval pelo Brasil a fora, pois o carnaval para mim é mais que um festa, folia e manifestação cultural, é uma filosofia de vida. Fazer trabalhos em outras cidades e até estados vai enriquecer não só meu currículo, como meu conhecimento, porém sem nunca esquecer minhas raízes na cidade de São Gabriel. Evoluir não é sair de sua cidade, evoluir é cada vez mais aprimorar e procurar sempre melhorar em relação a si próprio”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.