Textículos do Mário Mércio
Mário Mércio
Colunista do blog
A FAMÍLIA
Bem vindos a história da família. Agora você era saber acerca deste grupo que está à beira da extinção.
Em meados do século XXI foram vistas as últimas famílias composta por Pai, Mãe e Filhos. Um pouco antes desse período, se via uma mãe ou um pai em casa cuidando dos filhos, do lar e da família. Agora eles foram trabalhar fora.
Já no século XIX, era costumeiro o pai ser recebido pelos filhos em casa após um dia de trabalho. Ele era o provedor do Lar.
Naquela época as crianças tinham um pai que morava com elas. Este pai convivia com os filhos e passeava com eles no final de semana.
Nas apresentações da escola, os filhos procuravam o olhar dos seus maiores fãs; seus pais. E o aplauso deles era a garantia da felicidade. Os pais podiam corrigir o erro, sem medo de serem processados e a disciplina dos filhos era um exemplo em todos os sentidos.
No Dia das Mães se reuniam na casa da Vovó e a cama se enchia de presentes dos filhos e dos netos, e ainda saboreavam aquela comidinha que só a vovó sabe fazer.
Era difícil esperar até o segundo domingo de agosto para entregar ao pai o presente feito pelos próprios filhos com a camisa entregue com o cartãozinho carinhoso.
A melhor comida era sempre da mamãe. O melhor atleta era o papai. O casal mais bondoso eram os avós. Os melhores amigos eram os primos e as melhores brincadeiras eram quando recebiam visita em casa cheia de ternura, amor, fartura e alegria.
Nas famílias havia coisas que não esquecíamos nunca: abraços, beijos, alegrias, choros, risadas, personalidades, cachorros, gatos e uma boa historinha do vovô sempre era lembrada com risos.
As casas tinham jardim e algumas até horta. Deles os avós retiravam flores para enfeitar e hortaliças e chás, aguadas todos os dias.
As férias eram em família; na roça, na praia, na serra ou na casa dos avôs.
Onde e como vai ser o dia dos pais este ano?
Disk-notícia:(55)9 9664.2581