Textículos do Mário Mércio
Mário Mércio
Colunista do blog
Alimentos no lixo
Há poucos dias passei por um restaurante e vi jogarem muito alimento no lixo. Sei que eram restos e não poderiam ser reutilizados, mas fiquei a pensar se os proprietários não poderiam economizar quando o fizessem e os consumidores educados a saberem guardar as sobras. É um processo de educação alimentar, numa cadeia consumidora e outra produtora.
Quando chegamos à mesa, muitas vezes famintos, não estamos nem um pouco interessado nos processos de fotossíntese ou de respiração celular. O fato é simples, temos fome, temos dinheiro e precisamos comer para saciar aquele vazio no estômago.
Não paramos para pensar que um quilo de carne bovina, desde a sua gestação até seu abatimento, necessita de quinze mil litros de água para aquele bife estar ali na nossa frente, e que aquele simples ovo frito utilizou mais de três mil litros desta mesma água invisível. Mas o que queremos é estar ali degustando aquele alimento, sem nenhuma preocupação.
A realidade é cruel. Todos os dias nos numerosos bares, churrascarias, restaurantes, bares, etc, é muita comida jogada fora, desperdício de bens de consumo e de água.
Aqui na minha simplicidade, tenho a mania de nunca encher o prato e não como saladas com comida quente. Tudo é separado e ensinei meus filhos a sempre se servirem pouco a cada vez. Este é o primeiro passo para evitar o desperdício. O passo seguinte é planejar o cardápio dentro do gosto dos convivas. Sem planejamento o gasto é sempre maior.
Num churrasco para dez pessoas é fácil saber o peso certo da carne a ser comprada e assada, devendo se considerar também as saladas e outros pratos a serem servidos. Hoje em dia não é mais “fiasco” se faltar pouca carne no final. Maior “fiasco” é ver aquele monte de carne assada e que nem saíram do espeto..
As idas ao supermercado devem ser planejada, para não se esquecer de algo e nada de estar pegando tudo que vê, afinal tudo que está lá é necessário, mas não naquele momento. O exagero faz mal a saúde, a seu bolso e produz o desperdício.
O mesmo processo quando se sai de carro. Perca um minuto planejando o trajeto a ser feito, o que evita poluir as ruas e o ar de dióxido de carbono a procura de algum restaurante ou boate. Pense antes de sair. É para isso que temos inteligência e uma cabeça.
É uma sugestão de um amigo para outro(a) amigo(a). E é de graça.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581