Coluna-Ponto-de-Vista-2

PIM amplia número de bairros assistidos e número de visitadores

Desde que foi reativado o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, ampliou a quantidade de bairros assistidos e aumentou o número de visitadores. Os investimentos no setor permitiram que mais famílias fossem beneficiadas. De acordo com o prefeito Roque Montagner, em oito meses, o Governo Municipal pulou de 108 para 179 famílias atendidas.
Em 2013, o Município chega a 31 bairros diretamente beneficiados com as ações do PIM. Neste critério os números são também significantes, pois a Administração Municipal conseguiu elevar rapidamente o raio de abrangência do programa, saltando de 22 para 31 comunidades inseridas. Hoje, o PIM tem visitadores nos bairros Três de Outubro, Baltar, Beira Rio, Bom Fim, Brasil, Cidade Nova, Dr. Dácio, Élbio Vargas, Gabrielense, Independência, Vila Mariana, Mato Grosso, Medeiros, Medianeira, Menino Jesus, Passo da Lagoa, Pomares, Pró-Morar, São Clemente, São Gregório, Santa Regina, Santa Isabel, Santa Clara, Bela Vista, Andrade, Novo Horizonte, Trindade, Vila Maria, Vila Rocha, Santo Antônio e Centro.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Daniel Ferrony, o programa busca orientar as famílias de maior vulnerabilidade social. “Também estamos promovendo o desenvolvimento integral de suas crianças desde o acompanhamento da gestação até os seis anos de idade”, explicou. O secretário disse que o programa reflete na vida e no crescimento destas crianças, “oferecendo melhores oportunidades e desenvolvimento pleno de suas capacidades físicas intelectuais e emocionais da gestante e da criança”.
Conforme a coordenadora do PIM, Elizandre Umpierre, o programa tem um Grupo Técnico Municipal (GTM) composto por coordenação, monitores e visitadores. O PIM é uma política pública do Governo do Estado do RS implantada em 2003. Ele tem como objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade. O programa é desenvolvido através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.