São Gabriel lança oficialmente a 20ª edição da Estância da Canção
A Prefeitura Municipal realizou na noite desta terça-feira (17), no Galpão do Poder Executivo, no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas, o lançamento oficial da 20ª edição do Festival Estância da Canção Gaúcha. O evento reuniu os patrões das entidades tradicionalistas municipais e integrantes da Comissão Organizadora: Rogério Melo, Joaquim Eguilhor, Dionísio Bergamo, Renato Montanha Victora, Gilberto Melo, Cezarino Moreira, Edinho Perlim, Felipe Abib e Mara Rangel. O presidente do Festival é compositor de músicas nativistas e produtor rural Carlos Cléber Dias Leal. O anúncio do evento foi feito pelo prefeito Roque Montagner (presidente de honra do festival), acompanhado do vice-prefeito Evandro Guedes e de secretários municipais. Também participou da solenidade o patrão do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Sepé Tiaraju, Marco Moreira, homenageado especial da Semana Farroupilha. Oficialmente estão abertas as cancelas. Considerado um dos principais festivais do Estado, o Estância da Canção Gaúcha promete ser o maior dos maiores eventos da modalidade em 2013.
O otimismo está nas declarações do presidente Carlos Cleber Dias Leal. “A música dá a uma criança o poder de se expressar melhor. O Gaúcho tem uma história para contar. Queremos trazer um festival campeiro, que fala de amor, de flor e de coisas do campo. Nós temos uma forma muito bonita de falar destas coisas. Vamos fazer uma Estância muito grande, porque ela merece isso”, declarou Leal. A 20ª edição da Estância acontece nos dias 20, 21 e 22 de dezembro. Segundo Leal 95% do festival estão prontos. Já confirmados os shows da dupla César Oliveira e Rogério Melo, no dia 22 e de Mano Lima, no dia 20.
O prefeito Roque Montagner disse que o Município assumiu o compromisso de fazer o melhor festival dos últimos 20 anos. “O festival proporciona que inúmeros artistas possam levar o nome de São Gabriel para outros Estados e até fora do Brasil. São cantores que começaram na Estância. E vamos continuar dando oportunidade para os novos talentos”, comentou. A grande novidade da edição 2013 é a criação da Fase Piá. A Estância Piá será dividida em duas categorias: Mirim, até 10 anos e Juvenil de 11 a 15 anos de idade.
Durante o evento, o prefeito homenageou Marco Moreira, lembrando que o evento começou na gestão de Moreira a frente da CTM, há 19 anos, quando a Estância era apenas uma prova da Reculuta Municipal. A partir de 1997 o festival começou a ter dimensões de espetáculo, obtendo lugar de destaque no cenário artístico estadual.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581