Coluna-Ponto-de-Vista-1

Primavera dos Museus reúne grande público no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim

Desde que foi aberta a 7ª Primavera dos Museus em São Gabriel, na última terça-feira, dia 24 de setembro, o Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim está expondo Mostras simultâneas referentes ao tema “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. Em destaque está a Mostra Internacional “Liberdade: Afro Uruguaios e sua História”. A vinda do acervo foi possibilitada pela parceria entre o museu municipal e as Oficinas Regionais de Políticas para Igualdade Racial – ORAPER, Ministério de Relações Exteriores e Ministério de Educação e Cultura da República Oriental do Uruguai. Com 21 banners ilustrativos, a mostra conta em detalhes o antes e o depois da diáspora dos negros africanos, sua vida na áfrica e a riqueza do conhecimento de um povo que foi arrancado de sua terra e encaminhado à escravidão na Europa e na América.

Parte da história ilustrada na mostra revela a inteligência da civilização africana. De acordo com os registros há 3mil anos antes de Cristo, as nações africanas tinham conhecimento sobre a Via Láctea, planetas, estrelas, os astros e a influência da lua sobre a plantação. Outros dados mostram que os negros trazidos para o Brasil, trouxeram contribuições importantes para a pecuária, “foi por meio de dois negros da Nação Banto, que a técnica da charqueada foi introduzida a nossa cultura. Os negros da Nação Abissínia, que é a atual Etiópia, e da Nação Moçambique eram especialistas em pecuária, e foi justamente essas nações, as trazidas para a escravidão aqui na Região Sul”, destacou a professora Maria de Lurdes, que monitora a visita guiada no museu. 
Outros dados revelados em estudos durante a 7ª Primavera dos Museus dá conta que a África antiga, antes da escravatura era provida de Centros Culturais, Universidades e tinha uma medicina avançada que já realizava cesarianas. De acordo com os registros, a escravidão tem a idade da humanidade.
Só na última quinta-feira (26), o Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim registrou a visita de 200 pessoas à Mostra Cultura. Na abertura oficial da Primavera dos Museus no dia 25, o Seminário Internacional reuniu estudantes, professores, os Poderes Executivo e Legislativo, representações da ONU e do Ministério de Relações Exteriores do Uruguai durante todo o dia no Clube dos Dirigentes Lojistas de São Gabriel. A Mostra Internacional permanece até amanhã, dia 28, no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.