Clínica de Dor inova com atendimentos que dão qualidade a saúde do gabrielense
Acupuntura e outras especialidades que até pouco tempo eram práticas de saúde pouco corriqueiras, ganharam espaço em São Gabriel com a implantação da Clínica de Dor e, consequentemente, é mais um serviço de saúde neste Governo disponível à população, com média de 35 atendimentos por semana.
O médico Guilherme Oliveira, especialista na área, revela que a prática de acupuntura é modelo para a região. A paciente Gledis Chagas sofria de dores fortes na coluna e, em pouco mais de dois meses, já notou diferença com o tratamento. “Não conhecia acupuntura, mas aprovo totalmente o sistema. Fazia tratamento particular, mudei para o SUS assim que fiquei sabendo da disponibilização da acupuntura e estou encantada”, comentou.
A Clínica de Dor ainda oferece outras especialidades. A auriculoterapia, com a fisioterapeuta Paula Marise Reis, é um sistema independente da acupuntura e uma especialidade dentro da medicina Chinesa. Através dela, podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de carácter funcional, enfermidades de carácter neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insônia e dor
Também é disponibilizado atendimento com microfisioterapia, com o fisioterapeuta Fábio Baldasso, que consiste em encontrar no corpo os traços deixados por estes eventos traumáticos e estimular os mecanismos de auto-reparação do organismo através de toques específicos em determinados tecidos corporais. Durante o atendimento o terapeuta segue mapas criados a partir do estudo da embriologia para encontrar as restrições teciduais e através da mobilização sutil consegue informações sobre o evento ocorrido. Ainda é disponibilizado atendimento com médico anestesista, Paulo Eduardo Pizzaro, especialista em bloqueio anestésico.
Segundo ele, a anestesia local torna insensível pequenas áreas em qualquer parte do corpo. Durante os bloqueios anestésicos mais comuns, a agulha empregada na aplicação não atinge o nervo propriamente dito, mas sim as terminações nervosas dos tecidos, onde o anestésico interrompe a via sensitiva que leva a informação ao sistema nervoso central. Por esse motivo, se uma dor sentida constantemente pelo paciente desaparece após a aplicação, isso permite definir sua localização e facilita o entendimento de sua origem, orientando ao tipo de tratamento mais adequado.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581