Textículos de Mário Mércio
Mário Mércio
Colunista do blog
RELIGIÕES
Vivemos num Estado laico, ou seja, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.
Um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais.
No artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) está escrito: “VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”
Contudo, a laicidade do Estado pressupõe a não intervenção da Igreja no Estado, e um aspecto que contraria essa postura É O ENSINO RELIGIOSO CATÓLICO nas escolas públicas brasileiras.
Nos países que não são laicos (teocráticos), a religião exerce o seu controle político na definição das ações governativas. Nos países teocráticos, o sistema de governo está sujeito a uma religião oficial. Alguns exemplos de nações teocráticas são: Vaticano (Igreja Católica), Irã (República Islâmica) e Israel (Estado Judeu).(fonte google)
Mas quando ligamos a TV, vemos alguns canais que pregam uma só religião e ainda condenam outras num flagrante desrespeito à Constituição. O arrendamento ou propriedade destas TVs livres é uma concessão pública que não pode ser locado ou ter um dono com um só segmento religioso, sem espaço as demais religiões, somente por ter somas milionárias para este mister. Nos diz o psicanalista e sociólogo Jackson Buonocore.
Líderes políticos e espirituais como Martin Luter King e Gandhi ensinaram que a religião perde o seu valor moral e espiritual quando incentiva o preconceito, mormente contra outras religiões. Dalai Lama afirmou que a melhor religião é “aquela que nos faz feliz e nos trás paz”.
Não pode estar feliz e nem em paz que amaldiçoa a religião dos outros. Quem compra canais de TV ou aluga espaços caríssimos para pregar só a sua VERDADE. Que tire-se, também, os crucifixos dos espaços públicos, em hospitais, cemitérios, casas funerárias e lugares de velórios. É o RESPEITO, valor maior que todos devemos CULTIVAR.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581