Textículos do Mário Mércio
Mário Mércio
Escritor e Colunista do site
TODOS SOMOS CORRUPTOS
Isso pode chocar uma pessoa que se acha honesta, mas basta ver o significado da palavra:—aquele que é depravado, subornador, desmoralizador, assim como algo podre, estragado, que corrompe.
Depois, deixando de se escandalizar, pare e pense: nunca furei uma fila, nunca dei um carteiraço (isso vale para quem se "acha"...), nunca comprei nada em “camelôs”. Se é profissional liberal, nunca evitou dar nota fiscal ou recibo ao cliente ou paciente. Sim pois a regra é dar a nota fiscal ou recibo por pagamento recebido e não pode majorar o valor para compensar o imposto... Isso é crime, é corrupção. Tem a ativa e a passiva.

Quando você devolve o troco que veio a mais e a moça do caixa lhe olha assombrada com um sorriso torto e cara de São Sebastião é porque algo não vai bem em seu país. Isso deveria ser obrigação sua e não favor.
Mas e as caixas que deixam de lhe devolver o troco, alegando falta dele? O que são? São corruptas. Elas por lei devem arredondar à menos e nunca á mais. É lei anticorrupção.
Dar cheque sem fundo com o propósito de retardar o pagamento, é corrupção.
Assim quando um médico lhe indica a farmácia para comprar ou manipular seu remédio, na certa ele está levando vantagem, é corrupção passiva.
Os exemplos não acabariam nunca. A verdade é esta: nós todos vivemos cercados de pequenas corrupções. A corrupção maior é apenas a expressão de um tipo de vida que achamos até anormal, mas não é. Mas e se você fosse presidente da Petrobrás e lhe oferecessem 100 milhões só para você aprovar uma licitação, você não aprovaria? Afinal quem está me pagando não era o governo era a empreiteira.
Ledo engano, sabemos que o suborno já está embutido no valor. A empreiteira jamais pagaria com dinheiro seu. Pois então, todos somos corruptos ou não? Eu sou desde criancinha subornável por balas e chocolates e acabo fazendo o mesmo hoje.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581