Coluna-Ponto-de-Vista-1

Gabrielenses tem até sexta-feira para cadastrar aparelhos e participar da Consulta Popular

A Consulta Popular 2016-2017 foi lançada na segunda-feira (27), no Palácio Piratini, com a presença de autoridades de todo o Estado.
Neste ano, os eleitores terão três dias para votar nas principais demandas das áreas de Saúde; Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Turismo, Esporte e Lazer; Cultura; Minas e Energia e Educação. Serão R$ 50 milhões em recursos para investimento nos projetos escolhidos pela população.
A votação na etapa municipal ocorre entre os dias 5 e 7 de julho e poderá ser feita pelo site, por aplicativo disponibilizado a representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) ou por SMS, para um número que será divulgado próximo aos dias da consulta.
A secretária de Planejamento de São Gabriel, Tani Vieira, reuniu representantes das principais entidades envolvidas no processo de Consulta, entre elas a Santa Casa, Escolas Estaduais e Secretarias da Agricultura e de Turismo, além de integrantes do Conselho Municipal Desenvolvimento (COMUDES), para explicar como será desenvolvido pleito deste ano. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (28/06), no Salão de Atos da Prefeitura.
A votação será eletrônica, através de um computador, tablet ou telefone celular. No entanto, os aparelhos precisam ser cadastrados na Secretaria de Planejamento até amanhã (1) para que possam ser utilizados. "É necessário cadastrar o endereço de IP do equipamento para que a votação seja validada", argumenta a secretária.
Para a Consulta deste ano, a Seplan, em conjunto com as demais secretarias, definiu uma lista com 24 programas. Cada um dos 28 Coredes define quais os 10 programas que estarão na cédula de votação. Cada eleitor, conforme a região, deve escolher uma prioridade. Ao final do processo, três ou quatro programas mais votados serão eleitos em cada Corede e farão parte do orçamento do Estado para 2017. Os resultados serão conhecidos no dia 14 de julho.

VEJA A RELAÇÃO DOS PROGRAMAS PARA A FRONTEIRA OESTE

01. DESENVOLVIMENTO RURAL - apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar.
02. DESENVOLVIMENTO RURAL - apoio a agroindústria familiar.
03. TURISMO - qualificação profissional e empresarial do Turismo.
04. TURISMO -infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber.
05. AGRICULTURA - melhoramento de estradas vicinais.
06. AGRICULTURA - correção, recuperação e manutenção do solo.
07. SAÚDE - qualificação e financiamento de rede de atenção - consolidando a regionalização da Saúde.
08. CULTURA - programa conexão - rede intermunicipal de cultura.
09. EDUCAÇÃO - formação continuada - ressignificando a prática pedagógica da rede pública estadual.
10. MINAS E ENERGIA - redes elétricas trifásicas para a agricultura familiar.
Tecnologia do Blogger.