Coluna-Ponto-de-Vista-1

Horta Comunitária distribui mais de 8 mil mudas em três meses

De abril deste ano, até os primeiros dias de julho, a Secretaria de Agricultura de São Gabriel, através do projeto horta comunitária, já distribuiu mais de 8 mil mudas de hortaliças para a comunidade gabrielense. A população foco tem sido a do interior, mas também se destacam famílias de vários bairros da cidade, como explica o responsável pelos cuidados com a horta, o servidor público José Carlos Farias da Rosa, conhecido por Tio Mário. Segundo ele, são pessoas que ainda veem no plantio caseiro (na horta de fundo quintal) uma medida de socorro a economia familiar.
Conforme o servidor - que trabalha neste seguimento há mais de 38 anos, o projeto vive o seu melhor momento. Encorpada, e com sua área de plantio ampliada a partir de 2013, a horta passou a ser uma porta de ajuda para as comunidade carentes que consomem, com frequência, legumes e verduras que são distribuídas para dezenas de famílias dos mais diversos bairros da cidade.
Além do incentivo a agricultura familiar de pequeno porte, o Governo Municipal reforça ações socializantes ao "empregar" mão de obra prisional no cultivo das hortaliças e preparo do solo. Tio Mário é o "mestre da obra", mas tem ao seu lado dois auxiliares que cumprem, por ordem judicial, pela alternativa. Desta forma, o projeto evolui. Hoje, parte da área de plantio, está pronta para abastecer a população com novas mudas. Outra parte começa a ser preparada para atender uma nova remessa, nos meses seguintes.
No ano passado, o projeto horta comunitária distribui mais de 200 mil mudas para a população de São Gabriel. No interior, até de proprietários de pequenas propriedades rurais, também são assistidas as comunidades dos assentamentos. Na cidade, grande parte das mudas são destinadas para as escolas.
Entre os tipos de hortaliças, o projeto horta comunitária oferece: beterraba, repolho, brócolis, couve-flor, couve-manteiga, alface e couve-chinesa.
Tecnologia do Blogger.