Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura realiza Baile de Debutantes e torno real o sonho de 16 meninas

O baile de debutante é um sonho compartilhado por muitas garotas que estão na fase de transição da infância para a adolescência. Muitas meninas passam dias imaginando a tão sonhada festa de 15 anos. Em São Gabriel, para algumas, esse sonho parecia distante. Mas isso mudou. Graças a um projeto – desenvolvido desde 2013, a Prefeitura de São Gabriel, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem possibilitando que jovens tornem realidade aquilo que um dia foi possível somente na imaginação. 
Este ano, 16 adolescentes participaram do Baile Comunitário de Debutantes, realizado na noite deste sábado (27) no Clube de Subtenentes e Sargentos do 9º RCB. A festa, com certeza, vai ficar marcada na memória das debutantes. 
As secretárias de Desenvolvimento Social, Lilia Martins, e de Serviços Urbanos, Paula Marques, ficaram a frente da cerimônia. Paula representou o prefeito municipal e destacou a importância do evento. 
O salão decorado recebeu na sequência as 16 debutantes. Organizado pela Office Model’s Agence, o desfile das meninas foi, inicialmente, individual. A cada nome anunciado, aplausos, gritos e muita alegria. Logo depois o apresentador anunciou os nomes dos padrinhos, entre eles, o secretário municipal da Saúde, Daniel Ferrony; a secretária de Gestão e Relações Comunitárias, Patrícia Possatti Biscaglia; a coordenadora de políticas para mulheres, Glause de Abreu; o engenheiro civil e ex-vice-prefeito, Ricardo Bragança; a procuradora jurídica, Carla Cauduro; a secretária de Educação, professora Branca Wiesel; a secretária de Obras, Andréia Hermmann e o provedor da Santa Casa de Caridade, Marcos Góes. 
Junto com eles foram anunciados os nomes das debutantes: Lívia Borges Ferreira, Samanta Cardoso, Vitória Denize Lacerda dos Santos, Raíssa Castro Rodrigues, Lurian da Costa Antunes, Nicole Cavalcante Ramos, Amanda Jobim dos Santos, Tamires Moreira Nunes, Lara Dias Bierhals, Gabriela Caroline Aguirre Mendes, Andressa Mota Vargas, Tiane da Silva Trindade, Nataly de Siqueira Bonilha, Vitória Lopes da Silva, Rafaela Marques Lopes e Brenda de Abreu Rodrigues. 
Um brinde coletivo e a valsa, primeiro com os padrinhos e depois com os pais, deram início ao baile. 
O Baile de Debutantes é um ritual de passagem da infância para a vida adulta de uma adolescente. As 16 meninas inscritas em 2016 estão inseridas em um quadro social de baixa renda. 
Historiadores contam que os bailes tiveram origem na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha, Inglaterra e Áustria. As famílias nobres destas regiões realizavam um grande baile para a sociedade da época. E, além das razões já mencionadas acima, os bailes também tinham a função de atrair possíveis pretendentes para a jovem debutante. 
Coincidência ou não, uma das debutantes noivou durante o baile. A jovem Brenda de Abreu Rodrigues recebeu as alianças do militar Luis Fernando logo após o seu desfile. O Baile de Debutantes foi o encerramento de uma semana de realizações, que ainda teve, na quarta-feira, sessão de fotos e, na quinta-feira, de um coffee break, no Salão de Atos da Prefeitura de São Gabriel.
Tecnologia do Blogger.