Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel conquista pólo da Universidade Aberta do Brasil

Após diversos meses de tramitação e contatos com o Ministério da Educação, finalmente São Gabriel conquista mais uma oportunidade para cursos gratuitos de graduação e pós-graduação para a comunidade local. A partir de março de 2019, estará em pleno funcionamento o Pólo local da Universidade Aberta do Brasil – UAB, que funcionará junto ao Instituto Federal Farroupilha, no bairro São Clemente. A conquista é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Gabriel, a Universidade Federal do Pampa e o Instituto Federal Farroupilha.
A Universidade Aberta do Brasil – UAB, é um programa federal existente desde 2006, que se propõe a expandir a oferta de cursos de graduação e pós-graduação em todo o Brasil, na modalidade de Educação à Distância (EaD). Desde abril deste ano, o prefeito Rossano Gonçalves e o secretário Sildo Cabreira encaminharam tratativas oficiais com o presidente nacional da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Abílio Afonso Baeta Neves, manifestando o interesse do Município em recepcionar um pólo da UAB no Município, o que finalmente foi aprovado. 
O pólo será gerido pela Universidade Federal do Pampa, e funcionará junto à sede do Centro de Referência do Instituto Federal Farroupilha em São Gabriel, na rua Alfredo Gomes Gonçalves, 104, bairro São Clemente, e a partir de 2019 estará oferecendo o Curso de Licenciatura em Matemática e os cursos de especialização “Matemática no Ensino Médio” e “Mídias e Educação”. A biblioteca física e virtual da Unipampa também irão compor a infraestrutura do núcleo da UAB no Município.
A partir do mês de dezembro, as orientações para inscrição serão divulgadas em edital no site do Instituto Federal Farroupilha (https://www.iffarroupilha.edu.br). “É um avanço muito importante para oferta de capacitação e formação superior em nossa comunidade”, ressalta a coordenadora adjunta do IFF no Município, professora Lurdes Zanchetta da Rosa. “A oferta de cursos de formação superior no Município cresceu consideravelmente nos últimos anos, e agora, esta ação de parceria do Município com o IFF e a Unipampa traz mais este instrumento para oferecer cursos gratuitos de graduação e pós-graduação para nossa gente. Como sempre diz o prefeito Rossano, é através da formação e da aquisição de conhecimento que uma comunidade se desenvolve e se fortalece, e estamos caminhando nesta direção”, ressaltou o secretário Sildo Cabreira.
Tecnologia do Blogger.