Coluna-Ponto-de-Vista-1

Gabrielense será Carnavalesco de Escola de Samba no Uruguai

Jovani, no Carnaval de Uruguaiana


Mais um gabrielense está escrevendo seu nome no Carnaval Brasil afora e, agora, mundo afora. Jovani Ribeiro Cesar estará emprestando todo o seu talento ao Carnaval do Uruguai, onde será o Carnavalesco da Escuela de Samba Tropi Júnior, da cidade de Salto.
Há mais de 30 anos celebrando o amor pela maior expressão cultural do planeta, onde iniciou o trabalho na sua escola de coração, A Vai Mesmo e, respeitando o carnaval como cadeia produtiva, Jovani começa a colher cada vez mais os frutos de sua dedicação.
"O ano de 2019 traz reflexos positivos na efetivação de minha carreira como carnavalesco no RS. Hoje, estar entre os melhores deste segmento além de prestigio e fama aumentou a responsabilidade frente as escolas que represento", destacou.
A história como carnavalesco começou a deslanchar em 2015, quando o gabrielense teve a oportunidade de escrever e desenvolver o enredo da Unidos de Itaimbé,  de Santa Maria.
"Como carnavalesco sentia a necessidade de colocar em prática conceitos que já estudava ao longo de vários anos, entretanto, a falta de oportunidade em meio seleto não dava chances para que o sonho pudesse ser realizado. Começar numa grande escola com décadas sem título seria o desafio necessário para essa nova ideia", contou Jovani que, com o enredo sobre a Ilha de Parintins não só tirou a escola da fila, como surpreendeu a todos com uma equipe jovem e desconhecida a frente da escola mais tradicional de Santa Maria. 

Jovani foi bicampeão com a Unidos do Beco, de Cruz Alta
Mas o futuro reservava desafios ainda maiores. A convite de colegas, jurados de carnaval foi convidado a apresentar um projeto em dos maiores e mais organizados carnavais do Estado: o carnaval de Cruz Alta, onde a Unidos do Beco, a maior campeã cruzaltense, após 24 anos sem título, voltou a ser campeã com o enredo "A Saga das Guerreiras Ahosi de Daomé" e levou o bicampeonato com o tema "Um conto de Mil e Uma Noites", o que consolidou o trabalho do gabrielense.

No mesmo ano de 2018, a realização de um sonho antigo que era figurar entre os maiores no gigantesco carnaval fora de época de Uruguaiana. Oitos escolas e somente um carnavalesco gaúcho. 
"Agradeço profundamente a oportunidade dada pela Apoteose do Samba com o enredo "Árabes uma cultura feita de amor e fé". O acesso não veio por uma fatalidade, mas o reconhecimento pelo excelente trabalho abriu portas além fronteiras e hoje chegamos ao Uruguai especificamente a cidade de Salto com a Escuela de Samba Tropi Júnior, com o desafio de buscar o título na estreia. Ainda temos dois projetos em andamento, aos quais ainda não posso revelar, pois estamos em tratativas contratuais. Espero sempre poder levar o nome da minha terra, da minha cultura sem esquecer de minhas raízes". destacou Jovani que, nos no dia 24 de fevereiro de 2020 participa do Carnaval de Montevidéu; dias 20 e 21 de março, do Carnaval de Cruz Alta; 11 e 12 de março, do Carnaval de Uruguaiana e do Carnaval de Salto, no mês de fevereiro, em data a confirmar.
Tecnologia do Blogger.