Coluna-Ponto-de-Vista-1

Atualização: Mais de 600 educadores participam de treinamento

No dia 14 de novembro reuniram-se, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ginásio São Gabriel, mais de 600 educadores do chamado "território" de São Gabriel. Este termo refere-se ao trabalho conjunto interredes de educação - municipal, estadual e privada e tem sido utilizado desde 2014, quando iniciaram-se os trabalhos de elaboração da nova Base Nacional Comum Curricular, documento este que em dezembro de 2017 foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação e tornou-se vigente para a educação do país.



Neste perspectiva, as redes foram reunidas para estudar e alinhar a forma de implementação da nova Base assim como do Referencial Curricular Gaúcho - RCG, documento a nível de Estado do Rio Grande do Sul que norteará as práticas docentes a partir de 2020.
O RCG foi elaborado no regime de colaboração entre UNDIME/RS e SEDUC/RS e São Gabriel conta com a participação da professora/coordenadora da rede municipal, Berenice Bueno Jardim, que faz parte do grupo Pro BNCC, encarregado de implementar os dois documentos em todo o território gaúcho.



No treinamento, multiplicadores de diversos componentes curriculares - Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Arte, História, Geografia, Língua Inglesa e grupo de gestão (supervisores e diretores), realizaram a formação a partir do que está colocado nos documentos aos professores das redes, este processo é chamado de "cascateamento", pois os componentes da Pro BNCC formaram estes multiplicadores no dia 9 de outubro, na Unisinos em São Leopoldo e nesta data multiplicaram aos professores.



Foi um dia de intenso trabalho, onde professores se fizeram presente nos turnos da manhã e tarde, estudando, planejando e aprofundando seus conhecimentos sobre os documentos. 
O trabalho aqui em São Gabriel é coordenado pela professora Berenice uma vez que São Gabriel é o único município da região da Amfro que tem participante na Pro BNCC. O Secretário Municipal de Educação, Sildo Cabreira, também participou das atividades.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.