Coluna-Ponto-de-Vista-1

Religiosos afro-brasileiros protestam na Câmara de Vereadores

Uma declaração feita pela vereadora Flavia Batista (PP) gerou polêmica nas redes sociais e foi vista como manifestação de intolerância religiosa rendendo vários comentários nas redes sociais.
O fato aconteceu na última semana após a entrega da Comenda Zélio Fernandino de Moraes, no dia 27 de novembro, quando os homenageados Moisés Marques e Homero Costa criticaram os vereadores que não indicaram homenageados.

A JUSTIFICATIVA
Justificando a ausência da sessão que teve a comenda - onde não indicou nenhum nome - Flavia alegou que a homenagem não era à raça negra, porque "algumas pessoas que receberam eram mais brancas que eu", questionando que a homenagem deveria ser entregue para a raça negra, de acordo com a opinião dela.

A MANIFESTAÇÃO DOS RELIGIOSOS
A declaração da vereadora, motivou fortes manifestações de integrantes das religiões afro-brasileiras de São Gabriel, região e até mesmo na Bahia, acusando a vereadora de racismo e intolerância religiosa. 

PROTESTOS NA SESSÃO DA CÂMARA




Na tarde de segunda-feira, 2, cerca de 60 umbandistas, organizados por Homero Costa e Moisés Marques, lotaram o plenário para se manifestar contra as declarações da parlamentar. O Legislativo abriu espaço para ambas as partes. 

FLÁVIA DIZ QUE FOI MAL INTERPRETADA
A vereadora Flavia alegou que foi mal interpretada e disse que respeita todas as religiões.
"Nunca falei mal de religião de ninguém. Se eu fui infeliz no meu comentário, peço desculpas", disse a vereadora.

MOISÉS MARQUES SE MANIFESTA
O babalorixá Moisés Marques se manifestou reforçando as contestações sobre as palavras da vereadora, destacando a permanente luta da religião contra o racismo institucional e intolerância religiosa. 
"Falo em nome de uma tradição, de todos os babalorixás, yalorixás e omorixás, dizemos não à intolerância e o racismo, desmistificamos mitos e trabalhamos para esclarecermos sobre as religiões, nada contra a pessoa da vereadora, mas sobre as palavras dela, todo nosso repúdio", destacou.

3 comentários:

  1. Perfeito!Matéria impecavel🙌🏾Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!Matéria impecavel🙌🏾Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos religiosos que se
    levantaram frente a edte ataque visivel de intoletancia, racismo e preconceito contra as tradiçoes de matriz africana.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.