Coluna-Ponto-de-Vista-1

"Educação no Trânsito SG", com Bruno Aloy


Bruno Aloy
Chefe do Setor de Trânsito

faixa de pedestre é o nome daquele espaço situado na rua para que os pedestres possam atravessar sem qualquer tipo de problema. Ela se localiza antes do cruzamento com outra rua e está identificada e delimitada por umas linhas grossas e horizontais na cor branca.
Você sabia que a prioridade é sempre do pedestre?

Criada para delimitar a área da pista na qual se deve fazer a travessia, a faixa tem poder regulamentador próprio, previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece a prioridade dos pedestres em relação aos veículos.

Mas há exceção: se o local for sinalizado com semáforo, é o verde que determina o controle de passagem. O artigo 69 (CTB) também diz que, na ausência de sinalização específica, as pessoas devem atravessar na continuidade do passeio, junto às esquinas, para que os motoristas possam vê-las facilmente. Nesse caso, porém, não podem obstruir trânsito de veículos. Tudo uma questão de bom senso.
Para além de uma gentileza, dar passagem é um dever.
Ao dar passagem para o pedestre na faixa, o motorista não está apenas exercendo sua cidadania, está cumprindo com uma lei.
Sendo assim, sempre que chegar numa faixa, diminua a velocidade e redobre a atenção para ver se algum pedestre quer atravessar.
Caso o pedestre esteja atravessando ou queira iniciar a travessia da via, o motorista deve parar, aguardar que ele cruze a faixa com segurança e só então deve seguir em frente.

Uma última dica para encerrar:

Lembre-se que a faixa de pedestres é a sua segurança, mas ter cuidado é necessário. Antes de atravessar a via, mesmo sobre a faixa de pedestres, olhe bem para os dois lados e acene com a mão para pedir passagem. Tenha a certeza de que foi visto pelos motoristas e só atravesse com os veículos parados.
Não parar ou deixar que o pedestre conclua a travessia, gera MULTA?

Artigo 214, I, II Código de Trânsito Brasileiro

Um comentário:

  1. Muitas faixas de pedestre sem pintura, motoristas que param em cima da faixa, não reduzem a velocidade e por aí vai. As multas existem ,mas quem fiscaliza?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.